Anita Garibaldi entra em obras para compensar expansão do Shopping Iguatemi

Obra faz parte de contrapartida da ampliação do Shopping Iguatemi

Por Patrícia Comunello

Obras são compensação do Iguatemi por expansão do shopping
Quem trafega pela região da rua Anita Garibaldi, nas proximidades do Shopping Iguatemi e avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre, sabe que a pista simples se torna um calvário, principalmente em horários de mais movimentados. A solução está a caminho. A prefeitura liberou nesta segunda-feira (19) o começo das obras que são contrapartida à expansão do Iguatemi, ainda em andamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), a licença de instalação das obras (LI) foi emitida. O investimento estimado é de R$ 25 milhões em obras de alargamento e duplicação da via. Segundo a Smams, devem ser gerados 200 empregos diretos e 120 indiretos na execução da intervenção viária. A previsão é de 18 meses para concluir o traçado (veja mapa abaixo). 
As melhorias estão em termo de compromisso firmado entre os empreendedores e o município, para compensar impactos da ampliação do empreendimento.
Também estavam no pacote e já foram executados o alargamento da avenida João Wallig, implementação de sistema de controle de tráfego na avenida Nilo Peçanha e 3,6 quilômetros de ciclovias. Outros 1,3 quilômetro de ciclovia começaram em 2019 e serão completados este ano ano na avenida Ipiranga. Com todas as contrapartidas, o aporte do Iguatemi somará R$ 32 milhões, diz a prefeitura.
“As alterações vão melhorar o tráfego não só na Rua Anita Garibaldi, mas também em todo o seu entorno", comenta o titular da pasta, Germano Bremm, em nota.

Como será a obra na Anita Garibaldi

Segundo a Smams, a extensão do trecho que terá as obras é de 2,7 quilômetros, sendo quase mil metros de duplicação, e vai do número 1.418, próximo à trincheira com a avenida Carlos Gomes, até a conexão com a avenida Túlio de Rose, nas proximidades do Iguatemi e do Bourbon Country.
Mapa mostra o traçado da rua Anita Garibaldi (linha amarela) que terá as obras. Imagem: Smams/PMPA 
A intervenção foi organizada em cinco trechos:
Trecho 1: alargamento da Anita Garibaldi, entre a Carlos Gomes até a rua Libero Badaró, no lado norte, com 1.095 metros, pouco mais de um quilômetro.
Trecho 2: alargamento da Anita Garibaldi, entre as ruas José Bernardo de Medeiros Júnior e José Scutari, no lado sul, com 138 metros.
Trecho 3: alargamento da Anita Garibaldi, entre as ruas Azevedo Sodré e Carlos Legori, no lado norte, com 190 metros.
Trecho 4: duplicação e prolongamento da Anita Garibaldi, entre a rua José Scutari e a avenida João Wallig, no lado sul, interna à área do Country Club, com 823 metros.
Trecho 5: prolongamento da Anita Garibaldi, entre a rua André Arjonas Guillen e a avenida João Wallig com a rua Pedro Bitencourt, no lado norte, com 450 metros.