Situação do rios ainda requer atenção no Rio Grande do Sul

Na região do Arquipélago, em Porto Alegre, alerta de inundação foi prorrogado até quarta-feira

Por Gabriela Porto Alegre

Rio Taquari e Caí continuavam a apresentar, ontem, cota acima do nível de normalidade
Depois de uma semana marcada por vento forte e chuva ocasionados pelo ciclone extratropical que atingiu o Rio Grande do Sul, os gaúchos continuam sentindo os reflexos do evento. Isso porque, mesmo após uma semana, o nível dos rios continua elevado, e alguns municípios seguem registrando cheias e alagamentos.
De acordo com a sala de monitoramento hidrológico da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), até as 18h desta segunda-feira (13), os
De acordo com boletim de monitoramento da Defesa Civil estadual, divulgado às 17h desta segunda-feira, ao menos 1.286 pessoas seguiam desabrigadas e 2.611 desalojadas no Rio Grande do Sul.

Chuva dá trégua e frio se intensifica em todo o território gaúcho

O tempo deve ficar firme no Rio Grande do Sul ao menos até quinta-feira (16). Conforme a meteorologista da MetSul Estael Sias, uma massa de alta pressão atmosférica chegará com força máxima ao Sul do País nesta terça-feira (14), sendo a responsável pela queda das temperaturas. "O sistema de alta pressão atmosférica está associado a tempo seco e muito frio, ou seja, essa poderá ser a semana mais gelada de 2020".
Nesta terça-feira, o tempo firme prevalece no Estado inteiro, acompanhado de muito frio e geada nas regiões da Campanha, Centro, Serra e Metropolitana. Alguns municípios podem registrar temperaturas negativas, variando entre -2ºC e 18ºC. "Haverá geada significativa em pontos do Centro, Oeste, Sul, trechos da Serra, no Planalto e nas Missões", apontou a meteorologista.
Na quarta-feira (15), a temperatura promete ser ainda mais baixa, podendo registrar marcas de até -4ºC no Estado, especialmente na região dos Campos de Cima da Serra, e máxima de 21ºC no Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, a chuva retorna, mas segundo Estael, não há previsão de grandes acumulados. Os termômetros devem marcar entre 4ºC e 23ºC no Rio Grande do Sul.
Em Porto Alegre, o frio também será rigoroso, tanto é que não está descartada geada em alguns parques localizados próximos à região central da cidade. Nesta terça-feira, a temperatura deve variar entre 2ºC e 11ºC. Na quarta-feira, a mínima prevista é de 1ºC e, a máxima, de 14ºC. Na quinta-feira, o céu ficará nublado na Capital e os termômetros devem marcar entre 5ºC e 14ºC, com possibilidade de geada.