Faixas exclusivas tentam dar mais eficiência ao transporte público

Trechos na Independência e na Mostardeiro, na Capital, começaram a funcionar ontem

Por Juliano Tatsch

Espaço só receberá ônibus e lotações de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 16h às 20h
Desde ontem, Porto Alegre conta com duas novas faixas exclusivas para o transporte coletivo. Os espaços são na avenida Independência e na rua Mostardeiro, ambas no bairro Independência. Os trechos no sentido Centro-bairro estão demarcados com sinalização vertical (placas) e por uma sinalização horizontal através de faixa azul contínua, com início após a praça Dom Sebastião, junto ao colégio Rosário, até a rua Florêncio Ygartua.
A medida faz parte do projeto de priorização do transporte coletivo lançado na primeira quinzena de setembro pela prefeitura. A circulação exclusiva para o transporte coletivo (ônibus e lotação) ocorre de segunda a sexta-feira das 6h às 9h e das 16h às 20h. Nos demais períodos, o trânsito de automóveis será permitido.
Notícias sobre trânsito são importantes para você?

Como funcionam os espaços

Como os novos espaços irão impactar no transporte:
De acordo com a EPTC, a faixa da avenida Independência, com 1.150 metros, resultará em uma redução de 75% nos deslocamentos do transporte coletivo no trecho, ao diminuir, em média, em sete minutos o tempo para percorrer o trajeto até a rua Ramiro Barcelos. Já o trecho da rua Mostardeiro, com 500 metros, terá uma diminuição de três dos atuais quatro minutos e meio.
Orientação aos motoristas:
O embarque e desembarque dos passageiros de táxis e do transporte por aplicativos nas calçadas junto às faixas exclusivas é permitido de acordo com a sinalização existente (onde não houver placa de proibido parar e estacionar), e desde que a parada ocorra no tempo estritamente necessário para a entrada e saída dos passageiros do veículo. O acesso à área prioritária deve ser devidamente sinalizado com o uso de seta (pisca-pisca). A EPTC, porém, orienta e incentiva o uso das transversais, quando possível, para a chamadas ou embarque/desembarque dos aplicativos e também de táxis, para evitar atrapalhar o fluxo de veículos na faixa exclusiva e o desrespeito à sinalização.
Próximo passo:
Após esta fase, será implantada a faixa exclusiva na avenida Goethe, junto ao Parque Moinhos de Vento, onde os trabalhos já iniciaram. A faixa, a ser implantada no sentido Sul-Norte, irá beneficiar 62 mil usuários diariamente, em oito linhas de ônibus, com redução de 67% no tempo de viagem do trecho de 400 metros, que passará dos três minutos atuais a ser percorrido em apenas um minuto.