Um verão cheio de atividades na orla

Parceria entre prefeitura de Porto Alegre e Sesc-RS trará esporte e recreação a partir deste fim de semana

Por Agências

Ciclistas terão a oportunidade de participar de pedaladas orientadas
A partir deste fim de semana, quem estiver em Porto Alegre durante o verão terá a chance de realizar uma série de atividades esportivas, tudo de graça e aproveitando a paisagem revitalizada da orla do Guaíba. As atividades do Projeto Esporte Verão, da prefeitura da Capital, vão se unir ao Circuito Verão - Estação Verão do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc-RS), com a estimativa de atingir até 90 mil pessoas durante os meses de veraneio - a maior parte delas na orla Moacyr Scliar, que concentrará grande parte dos jogos, exercícios e brincadeiras.
O convênio para as atividades conjuntas foi assinado na metade de dezembro, envolvendo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte e o Sistema Fecomércio-RS. Nas sextas-feiras, as atividades vão das 17h às 20h, e aos sábados e domingos, das 9h às 20h30min. A programação deve ir até o dia 24 de fevereiro.
As opções são amplas para quem quiser deixar o sedentarismo de lado. Aulas de ginástica, frescobol, beach tennis, futmesa, alongamento e pedaladas orientadas são apenas algumas das opções oferecidas para quem estiver na Capital. Haverá, também, o empréstimo de bolas, para uso livre de quem quiser disputar uma partida com amigos e amigas.
Gerente da Unidade Operacional Sesc Redenção e um dos responsáveis pelo Circuito Verão, Edson Domingues diz que as atividades são uma forma de estimular uma maior aproximação das pessoas com a orla, que está rapidamente se consolidando como opção de lazer para os porto-alegrenses.
Para este fim de semana, o Sesc-RS confirma atividades como uma oficina na pista de skate, que ocorrerá, no sábado e no domingo, em dois horários (das 10h às 12h e das 16h às 19h). No domingo, das 9h às 12h, haverá, também, uma pista de trânsito para crianças, na qual agentes da Polícia Civil vão orientar, de forma lúdica, sobre regras e normas de segurança. Não faltarão outras opções para divertir a criançada, como cama elástica, xadrez gigante e o já tradicional chute a gol.
Em paralelo ao estímulo de atividades físicas, haverá também o projeto Passaporte para a Saúde, em parceria com o Senac-RS. Serão oferecidos testes de pressão, glicose, acuidade visual, capacidade respiratória e índice de massa corporal, entre outros.
Neste fim de semana, serão disputados, ainda, os primeiros jogos do minicampeonato de handbeach, e as equipes vencedoras terão a oportunidade de participar da decisão estadual, que será disputada em Torres. A Coordenação-Geral de Esportes da prefeitura também vai promover a Copa Porto Alegre de handebol de areia, além de torneios de futebol nas categorias pré-mirim, mirim, feminino, masculino e veterano.
Boa parte dessas atividades ainda está sendo confirmada, a partir de acordos com entidades parceiras. A Unimed, por exemplo, deve auxiliar na realização de caminhadas nas próximas semanas. Até os animais de estimação deve ser contemplados, a partir de atividades como a cãominhada e o canicross, que estão sendo negociados. A previsão da prefeitura de Porto Alegre é que cerca de 50 mil pessoas circulem, durante os fins de semana, pela orla Moacyr Scliar.
"Não temos a pretensão de que todo mundo se engaje nas atividades, mas as crianças vão poder brincar, as pessoas poderão formar equipes de vôlei ou futebol. Nossa ideia é que quem passar por ali tenha a oportunidade de fazer uma atividade, em um lugar recentemente revitalizado", diz Domingues.
De acordo com o Executivo municipal, atividades semelhantes serão oferecidas em todos os equipamentos esportivos da prefeitura, distribuídos em sete centros esportivos, seis parques, dois ginásios e uma praça. As duas unidades com piscinas comunitárias, no parque Ararigboia e no Ginásio Tesourinha, também estarão abertas para o público, com atividades programadas entre os dias 5 de janeiro e 1 de março.

Cinco câmeras de videomonitoramento foram instaladas na beira do lago Guaíba

Além do estímulo a atividades recreativas, os frequentadores da orla terão também um incremento na segurança. Desde o último dia 31, cinco câmeras foram instaladas para o videomonitoramento, que serão utilizadas pela Guarda Municipal em conexão com o Centro Integrado de Comando da Capital. No decorrer dos próximos meses, outras 33 câmeras devem ser instaladas na orla Moacyr Scliar, somando-se às 1.333 que já atendem ao monitoramento do município.
A expectativa é que duas dessas câmeras futuras, localizadas nos dois extremos da orla revitalizada, sejam instaladas em uma altura acima das demais, com o objetivo de oferecer uma visibilidade mais abrangente da região. A expectativa da prefeitura é que a rede de cercamento eletrônico nas proximidades da Usina do Gasômetro esteja plenamente funcional até o final de 2019.
A primeira tarefa das câmeras recém-instaladas foi ajudar no monitoramento do Réveillon de Porto Alegre, que voltou a ocorrer depois de dois anos de interrupção. A informação da Empresa Pública de Transporte e Circulação é de que em torno de 140 mil pessoas estiveram na beira do lago durante o evento, que contou com queima de fogos, espaços de alimentação e shows musicais. De acordo com a Guarda Municipal, não foram registradas ocorrências graves na orla durante a virada do ano.