O restaurante flutuante que veio para ficar

Pérola Negra começou em fase experimental de 90 dias, mas agora já possui alvará permanente

Por Deivison Ávila

Com capacidade para atender até 300 pessoas, estabelecimento surgiu em Rio Pardo e está desde julho de 2017 na orla de Ipanema
A princípio, eram apenas 90 dias. Entretanto, agora, é para a vida toda. Há mais de um ano atracado na orla de Ipanema, o Restaurante e Pizzaria Pérola Negra veio para ficar. Uma opção um tanto quanto inusitada para Porto Alegre, já que o espaço é flutuante e fica localizado dentro das águas do lago Guaíba. A comunidade pode conferir essa opção gastronômica na avenida Guaíba, na Zona Sul da Capital.
O restaurante é familiar, e a ideia surgiu em Rio Pardo, a cerca de 150 quilômetros de Porto Alegre, onde o estabelecimento funcionou entre julho de 2016 e março de 2017 para levar às pessoas algo diferente. No entanto, as chuvas constantes e as enchentes prejudicavam as operações. Foi então que a família teve a ideia de atracar em outras águas. A ideia de atender em Ipanema surgiu em virtude da busca por um lugar calmo e sem oscilação no nível da água.
A viagem para transferir o restaurante de lugar durou cinco dias. Após enfrentar um temporal e cruzar as águas do rio Jacuí, o rebocador deixou a plataforma no Guaíba. Em funcionamento desde o dia 19 de julho de 2017, o local é mais badalado nos finais de tarde - na hora do tradicional pôr do sol do Guaíba - e aos fins de semana.
"Nossa ideia era passar três meses, fazer um teste e ver a aceitação do público. Como fomos bem recebidos e o povo gostou bastante, pedindo para ficarmos, decidimos permanecer de vez", explica a gerente do Pérola Negra, Jocelene dos Santos Maciel da Silva. Inclusive, em novembro do ano passado, eles conseguiram, junto à prefeitura, o alvará em definitivo.
O espaço, que tem capacidade para atender até 300 pessoas, também recebe eventos corporativos e já ficou conhecido como o "Barco do Amor". Jocelene revela que já foram realizadas oito festas de casamento desde que estão atracados no Guaíba. A necessidade de ampliar o espaço para produção dos pratos fez com que os proprietários deixassem de morar na embarcação, o que fizeram nos primeiros meses. Oito funcionários trabalham no estabelecimento.
O carro-chefe do cardápio é o filé de traíra, e ainda hoje moradores de Rio Pardo se deslocam até Ipanema para degustar a especialidade do Pérola Negra. Jocelene fala que o "boca a boca" é a melhor propaganda para o restaurante, e a curiosidade em relação à localização atípica do estabelecimento ajuda bastante. "A maioria dos nossos clientes são da Zona Norte ou de cidades da Região Metropolitana. Muitos turistas passam pela frente e entram para conhecer", diz a gerente.

Além do cardápio, público é atraído pelo pôr do sol do Guaíba

Não tem quem não passe pela orla de Ipanema e não repare na plataforma atracada no Guaíba. Claro que as opções gastronômicas são os atrativos, mas a novidade em poder desfrutar de um restaurante flutuante é o que atrai de imediato o público ao Pérola Negra. É o caso da família Seferin, de Gravataí. O aposentado Paulo Seferin, de 65 anos, e a dona de casa Alaíde, 63, descobriram o estabelecimento ao acaso.
"Estávamos passeando por Porto Alegre quando encontramos o restaurante. Convidei meu marido para parar e conhecer o local. Infelizmente, já tínhamos almoçado, então aproveitamos para beber algo", comenta Alaíde. Seferin afirma que voltará e trará os netos para conhecer o restaurante que flutua na água. "Faltava algo assim em Porto Alegre. Essa parte da cidade está bem moderna, mas a região precisava de algo novo, diferente", comenta o aposentado.
Já a família Adamy veio de mais longe: do município de Ijuí, a cerca de 400 quilômetros da Capital. Ricardo Adamy, 43 anos, vereador da cidade, passou pelo local e não resistiu. Acompanhado da esposa e da filha, juntamente com os pais, decidiu parar para conhecer o Pérola Negra. A passeio pela Capital, já que a filha está morando na cidade, Adamy foi só elogios. "Em outra vinda a Porto Alegre, tínhamos passado por aqui e combinamos de voltar para experimentar algum prato. Gostamos bastante. Está aprovadíssimo", elogiou.

SERVIÇO

  • Funcionamento: diariamente, das 11h às 23h
  • Ao meio-dia: buffet livre e pratos à la carte
  • À noite: rodízio de pizza
  • Endereço: Praia de Ipanema, entre as avenidas Guaíba e Osvaldo Gonçalves Cruz
  • Telefone: (51) 99525-9955