Para que espaços que passaram por obras voltem a ser habitáveis, as irmãs Renata Pedro, 51 anos, e Fernanda Pedro, 48, criaram a Irmãs Pós Obra, empresa que promete deixar o imóvel limpo, organizado e pronto para morar. “Somos as últimas pessoas a entrar na casa antes dos proprietários, então realizamos toda a limpeza do imóvel após a obra estar concluída, do chão ao teto, a gente limpa tudo", afirma Renata.
Além da limpeza, o serviço organiza os móveis e tudo mais dentro da casa. Como elas recebem a planta do arquiteto, conseguem desempenhar a função. "Facilita muito para os clientes, que não precisam se preocupar em arrastar mesas, colocar móveis no lugar ou desempacotar caixas”, explica.
Quando idealizaram o negócio, em julho de 2020, as irmãs notaram que existia a demanda. “Essa área é praticamente inexistente. A obra acabava e deu, não tinha essa finalização, cuidado. Notamos que era um nicho carente e, a partir daí, começamos a enviar materiais para algumas arquitetas, oferecendo o nosso trabalho”, conta. Além do boca a boca e das indicações que recebiam na época, o Instagram profissional (@irmas_posobra) funcionou como uma ferramenta de divulgação para o trabalho das sócias, que começaram a ser contatadas diretamente pelos clientes, não mais com aquela intermediação feita por arquitetos ou engenheiros.
A dupla também adicionou, recentemente, o trabalho de personal organizer no portfólio. “Como a ideia já era deixar tudo o mais pronto possível para o cliente se mudar, começamos a enxergar que também existia essa demanda. Agora oferecemos toda essa organização de roupas, closets, etc. Caso o cliente queira, seguimos fazendo a manutenção depois de um tempo de uso”, detalha Fernanda.
Ainda que tenham começado o negócio apenas em duas, após dois anos de operação, a empresa conta com uma equipe que varia entre 8 e 10 funcionários, dependendo da demanda. Atualmente, a rede de contatos chega a somar mais de 80 parceiros, incluindo arquitetos, empreiteiros, engenheiros e até antigos clientes, que costumam indicar o serviço.
As irmãs reforçam que, apesar de possuírem uma equipe, muitas vezes, a demanda acaba se tornando tão grande que elas precisam pegar junto na hora do trabalho. “Nosso sonho é ficarmos apenas com a parte administrativa e captação de clientes, mas há semanas que surgem seis limpezas de uma vez só, então precisamos colocar a mão na massa”, afirma Renata.
Um dos maiores desafios, segundo Fernanda, é o treinamento de novos colaboradores. “Já possuímos esse olhar diferenciado, sabemos o que estamos fazendo ali, então estamos sempre tentando passar isso para eles. Ficamos em cima mostrando qual a melhor forma de fazer as coisas, até porque é o nosso desejo que a marca cresça, levando nosso nome, mas mantendo a excelência no trabalho”, garante.
Além da Capital e Região Metropolitana, a dupla conta que tem recebido clientes cada vez mais distantes, como Gramado, Serra em geral e até de outros Estados, como Santa Catarina. “É importante reforçar que limpeza pós obra não é apenas uma faxina, que tu chama a diarista e pronto. É uma limpeza bem mais grossa, um trabalho muito diferenciado, cada vez vamos acumulando mais experiência e aprendendo mais, estamos trabalhando muito para isso. É deixar o lugar impecável, sem qualquer resquício de que aconteceu uma obra ali”, completa Renata.