Unindo o desejo de empreender com a vivência que adquiriu durante quatro anos de faculdade, o estudante de Economia Bruno Kalil, 21 anos, lançou, em janeiro deste ano, o aplicativo Fokvs. Criado com o objetivo de centralizar, em um só lugar, todos os conhecimentos que universitários vão adquirindo ao longo do curso. O projeto tem como pilar principal a democratização do ensino e acesso à informação.
"Todas essas informações e conhecimentos já existem hoje em dia, mas ficam dispersas em vários lugares diferentes. A minha intenção é unir tudo isso em um só espaço, facilitando a vida dos alunos", afirma Bruno. Para isso, o jovem levou cerca de seis meses desenvolvendo a plataforma, e, apesar de não cursar programação, realizou a maior parte do trabalho sozinho. "Durante a pandemia, comecei a estudar sobre como criar aplicativos por conta própria. Realizei cursos de programação e algumas cadeiras eletivas na faculdade, até que, em 2021, consegui um estágio na área, o que me permitiu aprender ainda mais e consegui iniciar o trabalho de desenvolvimento do Fokvs", explica.
O jovem ainda reforça que, por colocar muito a mão na massa, o investimento total girou em torno de, no máximo, R$ 1 mil. "A maior parte do gasto é para deixar o aplicativo rodando na nuvem, assim como investimento em marketing e anúncios. A criação, num todo, quase não houve gasto", expõe.
De acordo com Bruno, o foco principal é oferecer acesso igualitário para todos os alunos. "Existem muitas provas, resumos e trabalhos antigos perdidos pelos drives de estudantes, o review e a opinião acaba ficando muito no boca a boca, o que dificulta que alguns alunos tenham acesso a essa informação, tornando desigual o meio acadêmico, pois quem tem mais contato acaba sabendo mais", garante. Para garantir essa inclusão, o programa conta com diversas ferramentas, como compartilhamento de materiais e resumos, avaliação de cadeiras, onde alunos podem comentar sobre as suas próprias experiências com disciplinas e professores, fórum para conexões e diálogos.
Em pouco mais de um mês, a plataforma já conta com mais de 1 mil usuários, e, segundo o empreendedor, o crescimento é diário. "Recebemos, pelo menos, 10 novos downloads por dia, então a recepção está sendo muito boa para esse momento inicial. Sempre tento dialogar o máximo com os usuários e adoro receber feedbacks, tudo isso ajuda muito", completa.