Presente no ramo têxtil desde 2007, a Acesso Rouparia Escolar, empresa familiar de Daiane Cardoso, 39 anos, e de seu marido Erick Souza do Nascimento, 44, passou por dois anos difíceis sem a intensa produção de uniformes escolares, como estavam acostumados. A previsão, no entanto, é que o retorno às aulas presenciais gere um faturamento significativo para o caixa da loja. "Apesar de a nossa produção ser anual, e também possuirmos uniformes à pronta-entrega, o período de pandemia foi muito complicado para todos nesse segmento", afirma Daiane.
Por ter nascido e crescido dentro de uma indústria de confecção, e já conhecer sobre o ramo, quando se casou, Erick decidiu investir no próprio negócio com a esposa.
"Criamos a nossa marca há 15 anos, mas antes vendíamos apenas coleções de vestuário masculino e feminino, e somente para lojistas", explica a empreendedora. A oportunidade de trabalhar com uniformes surgiu em 2012, quando a diretora da escola da sua filha estava sem fornecedores e pediu auxílio para o casal.
"Depois disso, iniciamos com um trabalho de formiguinha. Antes de iniciar no ramo escolar, inclusive, não tínhamos nem loja física. A aceitação e indicação dos pais foi muito importante, conseguimos alcançar novas escolas de educação infantil e fomos em busca de parcerias com redes maiores", diz. Atualmente, a empresa da avenida João Salomoni, n° 600, na Vila Nova, em Porto Alegre, conta com 12 escolas no seu portfólio, também produzindo peças de ballet. O objetivo é crescer ainda mais, alcançando mais clientes e tornando-se referência no segmento. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia.