Pandemia provoca migração de profissionais para a região

Litoral Norte é aposta de empreendedores gaúchos


Pandemia provoca migração de profissionais para a região

Nos últimos dois anos, em razão da pandemia, as percepções sobre trabalho e moradia passaram por profundas transformações. Muita gente chegou a 2022 com prioridades bem diferentes das que se tinha no início de 2020. Nessa perspectiva, buscar por mais qualidade de vida fez com que muitos empreendedores e empreendedoras mudassem a base de seus negócios para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 
Nos últimos dois anos, em razão da pandemia, as percepções sobre trabalho e moradia passaram por profundas transformações. Muita gente chegou a 2022 com prioridades bem diferentes das que se tinha no início de 2020. Nessa perspectiva, buscar por mais qualidade de vida fez com que muitos empreendedores e empreendedoras mudassem a base de seus negócios para o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. 
E essa mudança não ficou restrita a quem tem pouco tempo de mercado. A clínica de oftalmologia Santa Lúcia, comandada pelos médicos Renato Silveira e Cesar Silveira, pai e filho, teve uma trajetória de 35 anos em Cruz Alta antes de chegar a Xangri-lá há seis meses. A distância de mais de 460 quilômetros que separa as duas cidades ficou pequena quando comparada à qualidade de vida do Litoral, conta Renato.
O estopim para a mudança foi a construção do Hospital e Centro Clínico LifeDay Litoral Norte, onde a clínica está baseada desde janeiro, antes de funcionar por seis meses em endereço temporário na avenida Paraguassu. "Com o advento do hospital novo de Xangri-lá, houve uma negociação inicial com essa possibilidade. Atendemos todas as áreas da oftalmologia, inclusive a parte de transplante de córnea, então houve um interesse em relação a isso com essa capacidade maior", explica Renato, destacando que a rotina mais leve proporcionada pelo Litoral pesou na balança na hora de decidir encerrar as atividades no interior e seguir para o novo endereço. "Gostei muito da região, do clima, da segurança. As pessoas são muito tranquilas e receptivas, é fácil de haver um entrosamento com a comunidade. Eles abraçam a gente. Acredito que esse local no Litoral Norte tem vários diferenciais. O meu trabalho continua o mesmo em um local com estilo mais saudável", garante. 
O movimento de migração pela freeway ou pela Rota do Sol nos últimos anos fez com que a região deixasse de viver em função do verão para ofertar serviços durante todo o ano, acredita o médico. Segundo ele, a construção do novo hospital, que contará com mais de 60 consultórios médicos de diferentes especialidades, aconteceu em uma hora oportuna, justamente para que os moradores - novos ou antigos - encontrem tudo que precisam na região.
"Temos aqui no Litoral muitas cidades que dependiam só da Capital, e que agora vão ter esse apoio de qualidade. É um hospital muito moderno. Percebo que até dois, três anos atrás, as pessoas viviam para o veraneio, fins de semana e feriados. Os próprios moradores comentam que isso mudou. Agora é uma região anual, a prestação de serviços acontece o ano todo", afirma, satisfeito com a decisão.

Um up no terreno do vizinho

O empreendedorismo faz parte da vida de Fabiana Muller, 49 anos, há um bom tempo. Quando abriu a própria empresa de representação alimentícia, a jornalista de formação descobriu que empreender era sua vocação. Mas, em 2019, Fabiana lançou um negócio alinhado a um de seus maiores prazeres: estar na praia. Localizada na rua Tocantins, nº 217, está o mais novo empreendimento de Arroio Teixeira, a Pousada da Fabi.
Segundo a empreendedora, sua relação com a praia de Arroio Teixeira existe há cerca de 30 anos. "Sempre amei estar aqui. Possuo casa própria faz oito anos, mas também vinha muito antes disso, só que sempre como uma forma de lazer e descanso. Me imaginava, num futuro distante, vivendo aqui com o meu próprio negócio, então sempre foi um sonho", admite. A oportunidade surgiu há três anos, quando seu vizinho decidiu colocar o terreno à venda.
"Tinha interesse no espaço, até que um dia ele me ligou falando que ia vender, e eu concordei em comprar na mesma hora. Sabia que era esse o momento de fazer algo", lembra.
A preferência por abrir um negócio de hotelaria veio do afeto que Fabiana possui em ser anfitriã.
"Gosto de receber amigos e familiares, seja na praia ou qualquer outro lugar. É um prazer fazer eventos. Muita gente me elogiava e questionava porque eu não cobrava por isso, e com o tempo acabou que a vontade foi crescendo", relata a proprietária, que, atualmente, está direto na praia.
Com um investimento de R$ 150 mil, a obra durou dois anos, e foi inaugurada em novembro passado. "Em todos os momentos da construção, a preferência foi pela mão de obra local e feminina. Minha intenção era gerar renda aqui em Arroio Teixeira, então tudo que era possível fazer com trabalhadores e fornecedores locais, eu fiz", afirma.
Além disso, a empreendedora fala sobre o apoio que recebeu da comunidade. "Já fazia parte da associação de moradores e veranistas da praia, mas, com o projeto em andamento, percebi como as pessoas se importaram e tentaram ajudar em tudo que fosse necessário", relata Fabiana.
A aposta do público-alvo da pousada são casais e famílias pequenas, que busquem por tranquilidade, conforto e segurança. O espaço, que fica a 5 minutos da beira da praia a pé, dispõe de três suítes para locação, todas equipadas com TV, wi-fi, ar-condicionado e uma mini cozinha.
As reservas incluem café da manhã e podem ser feitas para o verão ou qualquer outra época do ano, pelo Instagram (@pousadadafabi), página no Facebook ou Airbnb, com diária no valor de R$ 300,00.
 

Designer abre loja de soluções para home office e sua renda aumenta

A designer de interiores Samantha Almeida, 40 anos, de Porto Alegre, fez o movimento que diversas pessoas têm feito desde o início da pandemia do coronavírus: pegou as malas, a família, e foi morar na praia. O motivo inicial era ficar mais isolada e, consequentemente, mais protegida. Mas ela acabou abrindo uma loja e descobrindo que pode trabalhar da mesma forma que antes, na velocidade máxima, como brinca, mas com qualidade de vida.
Samantha acabou levando inovação ao Litoral Norte. Sua empresa, a SA Design Office Gallery, instalada no centro comercial ligado ao condomínio Villas Resort, em Arpoador, balneário de Xangri-lá, é focada em soluções de escritório. Ou seja, oferece artigos para profissionais que, como ela, instalaram seus home offices na casa de praia, com ergonomia e conforto acústico. Todos adaptados ao clima do Litoral, que é úmido e pode causar ferrugem.
E como o ramo da construção civil é aquecido, acabou fazendo parcerias com arquitetos e sendo bem recebida pela comunidade local. Ela, inclusive, emprega duas pessoas que nasceram no Litoral em sua equipe de seis colaboradores.
"Aqui do lado abriu um takeaway da Heineken e uma imobiliária Elegance, com uma gurizada muito empreendedora", cita Samantha, sobre o novo ambiente que está inserida e pelo qual se identifica.
Poder sair do trabalho e dar uma caminhada na praia, para ela, não tem preço. A designer descreve, ainda, a cor do mar e da areia cedo da manhã. Cenas que estavam em sua memória afetiva dos tempos de veranista de Arpoador, e que a levaram ao destino neste momento tão complexo da humanidade.
Para quem pensa que a saída da Capital significa redução de renda, Samantha é um exemplo oposto. "Minha vida financeira está 40% melhor", quantifica, acrescentando que a loja já se paga. A profissional continua atendendo clientes de Porto Alegre e até de cidades fora do Estado, sendo que metade de seu público é do Litoral. A grande diferença, na verdade, é que Samantha consegue se energizar de forma mais constante na natureza e trabalhar mais despojadamente. "O cliente recebe bem o chinelo e a blusinha", brinca.