PUCRS ajuda a fortalecer competências para vida e mercado

Universidade oferece assessorias e serviços que atendem desde o aluno até o público externo

Por JC

IDEAR, Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS
Da graduação ao MBA, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (

Capacidades empreendedoras: tão importantes quanto saber criar um negócio

A PUCRS oferece aos estudantes uma série de disciplinas específicas que promovem o desenvolvimento das capacidades empreendedoras ainda na graduação. Formação do Empreendedor, Plano de Negócios, além de laboratórios de criatividade e de design são algumas das possibilidades. Uma opção - disponível para todos e que se destaca pelo objetivo de incentivar a atitude empreendedora e de inovação por meio de desafios temáticos -, é a disciplina Projeto Desafios, hoje ministrada pela professora Gabriela Ferreira, da Escola de Negócios.
Gabriela conta que um dos momentos de reflexão proposto em sala de aula é sobre o papel que o aluno pode desempenhar na sociedade de acordo com sua própria aptidão e valores. "Empreender é encontrar soluções de maneira autônoma, conseguir reunir condições e recursos para criar soluções inovadoras e atender demandas. A universidade, portanto, procura desenvolver as capacidades empreendedoras, e não só as habilidades para desenvolver um negócio", ressalta, explicando que o conceito se traduz em gerar uma visão sistêmica, saber olhar para diversos cenários e ter resiliência.
A disciplina conta sempre com uma empresa parceira, do mercado, e neste semestre que acaba de iniciar será a Paim Comunicação. Além disso, os alunos têm a oportunidade de se envolver com a metodologia ativa de ensino e aprendizagem chamada Service Learning, ou seja, oferecem serviços a clientes reais e aprendem com isso. "Os estudantes da PUCRS desenvolvem soluções para negócios que precisam de ajuda. Isso é colocar o empreendedorismo no currículo", destaca Gabriela.

Um Ecossistema de Inovação

A professora Naira destaca, também, outra iniciativa da PUCRS, o Track Startup. Nas disciplinas de graduação, muitos projetos, produtos e soluções são criados nas salas de aulas e, muitas vezes, os estudantes não tinham a oportunidade de dar continuidade a eles após o término da disciplina.
"Nós do IDEAR e Tecnopuc lançamos, em 2019, o Track Startup com o objetivo de resolver essa questão. Com ele, nossos estudantes têm oportunidade de interagir com todo o ecossistema de inovação da PUCRS. Nós e o Tecnopuc vamos para dentro da sala de aula dar feedback para os projetos dos estudantes e para captar potenciais talentos", explica.