As pessoas que vislumbraram o que deve se tornar um dos principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Sul

Quem acreditou no Cais Embarcadero


As pessoas que vislumbraram o que deve se tornar um dos principais pontos turísticos da capital do Rio Grande do Sul

Para que o novo ponto turístico de Porto Alegre, o Cais Embarcadero, virasse realidade, foram necessários esforços de centenas de pessoas. Ele não existiria, no entanto, se não fosse a visão de empreendedores por trás de três marcas gaúchas: Press Gastronomia, 20Barra9 e DC SET.
Para que o novo ponto turístico de Porto Alegre, o Cais Embarcadero, virasse realidade, foram necessários esforços de centenas de pessoas. Ele não existiria, no entanto, se não fosse a visão de empreendedores por trás de três marcas gaúchas: Press Gastronomia, 20Barra9 e DC SET.
Carla Telline, do Press, diz ter sido a primeira a fechar contrato. E ela teve a visão de que os espaços dos armazéns abandonados no porto da Capital gaúcha poderiam ser ocupados por opções gastronômicas durante um momento de lazer.
“Passando de barco aqui na frente, vi esse espaço tomado de mato. Olhei e disse: ‘que lugar mais lindo para fazer uma operação’. Inicialmente, imaginei food trucks, porque poderia simplesmente limpar e chegar. Na mesma semana, li que existia um zum zum zum de que a DC SET faria alguma coisa aqui. Imediatamente, fiz contato e falei que era parceira e que acreditava”, conta a empresária, em meio ao salão com vista para o Guaíba.
O Press do Cais ganhou até logo nova, com elementos que representam o telhado dos armazéns e as ondas do rio. A unidade criou, ainda, um cardápio especial para recepcionar os frequentadores, com uma pegada praiana. Lanches, como pastéis e nachos, e drinks remetem a isso.
Embora, quando a pandemia passar, sejam esperados milhares de turistas no empreendimento, Carla considera que precisa funcionar como se fosse um local de visitas recorrentes e clientela fiel. “Temos que ter o conhecimento para poder oferecer o que fazemos de melhor. E não pensar que é um lugar para turistas, mas para quem vem muitas vezes e vai querer sempre ser muito bem atendido. Se você pensa que é para turista, tanto faz, pois ele não vai voltar. Na real, é o oposto disso. Fazemos pensando em nós mesmos e em clientes que vêm uma vez por semana”, ressalta ela.

É um sonho de muita gente, diz empresário

Martin Tellechea, sócio do 20Barra9, orgulha-se por ter sido um dos primeiros a acreditar num destino que, por tanto tempo, ficou desocupado. Para ele, apostar no Cais Embarcadero é um orgulho como empreendedor e, principalmente, como porto-alegrense.
Estamos muito contentes por estarmos abrindo nossa terceira casa no ponto mais bonito de Porto Alegre, com esse rio lindo ao nosso lado, que é a principal atração. Porto Alegre precisava e queria isso há tantos anos. Agora, finalmente, vemos se concretizando”, celebra ele.
No cardápio, o empreendimento tem novidades. Por estar ao lado da água, foram incluídos na parrilla camarão e polvo na brasa. "Para se sentir no clima do porto”, destaca Martin. Há, ainda, uma cesar salad e uma burrata que não são oferecidas nas outras unidades do 20Barra9.
“É um sonho de muita gente estar aqui. Tivemos o privilégio de contar com a confiança da DC SET no começo do projeto. Fomos os primeiros, junto com o Press, a comprar a ideia. Essa iniciativa vai, sem dúvida, mudar a cara da nossa cidade”, prevê.

Projeto levou uma década de conversas

Eugenio Correa, diretor da DC SET, empresa sócia do Embarcadero, está sempre de olho nas tendências de turismo, entretenimento, gastronomia, lazer e cultura para aplicar em Porto Alegre. Ele, inclusive, chegou a imaginar o empreendimento em outra área, ao lado da rodoviária, em um imóvel tombado onde funcionava um frigorífico. As mudanças na cidade, no entanto, com a revitalização do Cais Mauá e com o Trecho 1 da orla entregue, o levaram a priorizar o endereço às margens do Guaíba.
“O Cais Embarcadero é a realização de um sonho do nosso grupo de entregar alguma coisa para a cidade de Porto Alegre que fosse bastante relevante. Temos um espaço à beira do Guaíba, que permite aos moradores uma relação próxima com essa beleza natural”, descreve.
Eugenio conta que foi uma década de conversas, entre acompanhar a revitalização do cais como um todo e ver a operação na ativa. “Convergiram todas as coisas para acontecer nesse espaço. Estávamos na hora certa, com o produto certo, com dedicação de coração e alma.”
Como a área também é tombada, toda pedra do chão que é retirada precisa ser catalogada. Por isso, o cuidado em cada escolha e na definição dos parceiros.
Segundo o empreendedor, as marcas que abraçaram o Embarcadero são as mais fortes em seus segmentos no Rio Grande do Sul. E o diálogo é constante para que estejam alinhadas.
“Conversamos com todos os operadores sobre afinação de luz, questões de som. Eles têm que oferecer uma experiência para que as pessoas sintam uma coisa inspiradora. Selecionamos a dedo”, afirma.

O que você precisa saber

> Trata-se de um espaço para toda família, com opções gastronômicas, uma loja da Pompéia, espaço para shows e playgrounds para crianças. Não há custo para entrar, embora isso seja controlado por dois portões bem próximos à Usina do Gasômetro (um para quem vai de carro e outro para quem vai a pé), garantindo a segurança. A ideia é que o espaço interno dos armazéns sejam utilizados, no futuro, para exposições e experiências. Assinado em uma parceria entre o DC SET Group e a Tornak Holding, o Embarcadero ocupa 19 mil m².
> Na Travessa Pôr-do-Sol, funcionam cinco operações de restaurantes mais robustas: 20Barra9, Famiglia Facin, ISOJ, Press e Wills.
> A Alameda Gastronômica é uma espécie de praça de alimentação a céu aberto, que opera em containers. Ali estão E! Sucos, Just Cold Creamery, Kioske do Pirata, LaraPoc Pipocas Gourmet, MuleBule Coffe & Co - 3 Corações, Ô Xiss, Oakberry Açaí e Seu Salsicha Hot Dog.
> Ainda em construção está a operação central, que será ocupada pela Eat Kitchen.
> Por enquanto, as visitas são mediante reservas pelo aplicativo Get In (disponível para Android e iOS). Os interessados devem escolher a operação que querem visitar e fazer sua reserva pelo app ou através do link https://widget.getinapp.com.br/D6W2Ze1Q.
> O espaço funciona de terça a domingo, das 10h às 22h. Quem for ao local de carro poderá entrar através da avenida Mauá, n° 1.050 - Armazém A7, no segundo portão do Cais Mauá (cerca de 400 metros após o pórtico principal do Cais, localizado em frente à Praça da Alfândega). O estacionamento, por enquanto, é gratuito. Já para os pedestres e aqueles que chegarem através de carros de aplicativo, a entrada será feita através de portão localizado na avenida Presidente João Goulart, próximo da Usina do Gasômetro e da Rua General Salustiano.