Chara e Thiago eram fãs do personagem e se conheceram na internet Chara e Thiago abriram o café Sala Precisa para ser uma experiência mágica Foto: LUIZA PRADO/JC

Café inspirado no universo de Harry Potter abre as portas em Porto Alegre

O Sala Precisa pretende ser uma experiência para os fãs da atmosfera mágica

Um mundo onde quadro tem vida, uma cobra habita o banheiro, elixir (uma espécie de poção) faz parte do cardápio e feijões mágicos estão no pires do café. Se isso tudo fez sentido, provavelmente você está pronto para a imersão no mundo bruxo de Harry Potter proporcionada pelo Café Sala Precisa, recém aberto em Porto Alegre.
O local, que fica na rua Joaquim Nabuco, nº 197, começou a funcionar no último sábado (19) e traz em sua decoração e cardápio inúmeras referências do personagem. O tema permeia a vida dos sócios Chara Nery, 30, e Thiago Motta, 33. Juntos há 15 anos, eles se conheceram em um fórum na internet que discutia temas da série. A partir daí, começaram a levar o assunto para a vida off-line, organizando encontros com outros fãs do bruxo.LUIZA PRADO/JCThiago é profissional de Tecnologia da Informação (TI) e sonhava em ter um negócio próprio. Formada em Letras, Chara trabalhava como tradutora, mas queria apostar em um novo rumo para a sua vida profissional. Ambos sempre tiveram o desejo de empreender: ela queria abrir um café, ele, um bar. No entanto, concordavam em um ponto: seria um lugar temático para proporcionar às pessoas uma experiência no mundo bruxo. “A gente sempre sentiu carência desse tipo de coisa aqui em Porto Alegre. Então pensamos: a gente gostaria de ir nesse tipo de lugar, então vamos ter que fazer para as outras pessoas poderem aproveitar”, conta Thiago.
O café abriu as portas de maneira discreta, em um soft opening para amigos e para quem aparecesse por lá. Contrariando as expectativas dos dois, o movimento foi grande. Segundo os sócios, o cardápio ainda está sendo moldado, mas é composto por itens que mexem com o coração dos fãs de Harry Potter. Inspirada na cerveja da série, eles desenvolveram quatro receitas de ceva amanteigada. Com versão quente e gelada, com e sem álcool, a bebida custa R$ 16,00.
“A gente já tinha experimentado várias e todas eram ruins. Então, a ideia era mais uma vez trazer para as pessoas o que a gente não conseguiu encontrar. A Chara desenvolveu a receita, adaptando para chegar em uma que a gente gostasse”, relata Thiago. Além disso, outros elementos para aproximar as pessoas do universo bruxo fazem parte do cardápio, como o suco de abóbora e os elixires - disponíveis em quatro cores em alusão às casas de Hogwarts (escola da trama). Em referência aos feijões mágicos, os tradicionais biscoitinhos que acompanham os cafés são substituídos por jujubas. Alguns elementos foram difíceis para os sócios inserirem no cardápio já que não são produtos que se encontre facilmente. “A gente conversou com pessoas da área, porque não tínhamos experiência. Essas pessoas nos ajudaram a desenvolver esses produtos que não se encontra em um fornecedor grande”, conta Chara.
LUIZA PRADO/JC
Em agosto de 2018, eles encontraram a casa que daria vida ao universo mágico. Para criar a atmosfera, os dois contaram com o projeto da Contextual Arquitetura, de Caxias do Sul, que embarcou na ideia de construir uma sala com incontáveis referências. Tudo foi pensado em detalhes: a grade de ferro que segura as luminárias é uma referência ao formato das relíquias da morte; olhando para o teto, é possível ver xícaras ‘voadoras’; gaiolas e malas estão por todo o ambiente e tem até um quadro que se mexe. Os quadros, aliás, são um detalhe afetivo da decoração do lugar. Em roupas e penteados de época, as figuras que estão nas imagens são familiares e amigos que foram importantes para o casal durante o desenvolvimento do estabelecimento. “Tem as nossas mães, nossas avós, nossos amigos. Eu escolhi as imagens e o Thiago fez a adaptação. Os quadros são muito importantes para nós, tem muito significado. São pessoas que nos ajudaram desde o início e continuam ajudando”, destaca Chara.O casal diz que não inaugurou o café, apenas abriu as portas, e pretende continuar trabalhando em um ritmo mais experimental por uns dois meses. O estabelecimento opera de terça-feira a sábado, das 14h às 21h, somente com reserva. Para o futuro, eles estudam ampliar a faixa de horário e abrir às 9h. Atualmente, eles contam com uma funcionária que cuida do salão.
Os preparos ficam por conta da Chara, que se especializou como barista para encarar a empreitada. Dos poucos dias de funcionamento, os dois já carregam várias experiências positivas e negativas do primeiro negócio, mas para Chara a sensação de ver pessoas entrando nesse universo criado com tanto carinho por eles é recompensadora. “A reação das pessoas vendo cada detalhe é emocionante. Ontem a gente já tinha fechado e umas meninas pediram só para olhar. Era isso o que a gente mais queria, que as pessoas olhassem e achassem muito legal, que pensassem ‘isso era o que a gente queria em Porto Alegre’, porque era o que a gente queria. Então, está sendo muito gratificante”.
A Sala Precisa, como bem sabem os fãs do universo de Harry Potter, é um lugar mágico que aparece para quem realmente precisa dela e se transforma naquilo que o bruxo ou a bruxa realmente desejam. O café faz jus ao nome e proporciona uma experiência única para os apreciadores da temática. Sem mais spoilers, o café Sala Precisa merece a visita e atenção a cada detalhe. Você está pronto para essa imersão?
Compartilhe
Comentários ( 44 )
  1. Nara Andreia

    Estou só esperando minha filha voltar dos Estados Unidos para irmos conhecer o café. Somos fãs do Harry Potter...

  2. jordan 13

    Thank you so much for providing individuals with such a breathtaking opportunity to discover important secrets this web site. It's usually so amazing and also full of fun for me and my office co-workers to search your blog no less than thrice in 7 days to read the new items you will have. Not to mention, we're usually fulfilled concerning the magnificent techniques served by you. ed 4 areas on this page are clearly the most impressive we have had.

  3. Fernanda

    Estou encantada em saber que temos um café temático de HP em Porto Alegre. Já está nos meus planos conhecer. Parabéns ao casal empreendedor por executar essa ideia maravilhosa, muito sucesso ao Sala Precisa! Amei

  4. Neusa Matheus

    Estou curiosa p conhecer

  5. Marisa

    o local é para todas as idades? tem opções para crianças?

  6. DANIELA

    Domingo não abre. Acabei de passar lá...

  7. Roberta

    DEMAIS!!!! Estou de férias agora mas a primeira coisa que irei fazer quando voltar é com certeza levar meu filho para desfrutar deste lugar mágico! Ele vai pirar! Parabéns!

  8. Jennifer

    Pode frequentar todas as idades?

  9. Maria da Graça

    Parabéns jovem casal! Está muito linda! Um novo contexto! Um novo coração para a casa! Logo estaremos visitando! Fiquei feliz com esta transformação!!! LINDA!!

  10. Marlaine

    Que ideia sensacional!!!! Já estou louca pra conhecer!!!!

  11. Plínio Mósca

    Certamente é uma iniciativa maravilhosa! Essa busca pela teatralidade que um tema assim propõe, já é a motivação para conhecer o Café. Tenho certeza que gostarei bastante.

  12. Renata Patricia Geiss Arnhold

    Que legal! Quando for à capital vou ir com minha família. Somos fãs da série e visitei o estúdio de Londres. Parabéns!

  13. Adriana

    Amei a ideia, quando eu for em Porto Alegre, vou visitar com certeza, sucesso para vocês que todos os fãs da saga Harry Potter possam frequentar muito essa Sala Precisa para que não feche nunca!!!

  14. marcus

    Muito legal parabéns

  15. Gênova Ualt

    Parabéns pela iniciativa! desejo muito sucesso e lindas magias! Espero que as pessoas entendam do que se trata e critiquem o menos possível, pois a arte está na coragem do empreendimento e na satisfação de algo novo nesse mundo mágico criado pelos proprietários!

  16. Nik

    Olá. Notícia sensacional! Ótimo texto também... Aos que perguntam do suco de abóbora... Releiam o texto. Há sim. É aos que dizem que faltou colocar endereço... Releiam também pois está lá no texto. O que eu quero é mais atenção, leitura e interpretação nesse país.

  17. Fernanda

    Quero a receita dos cafés, já que aqui em Maringá ninguém teve essa ideia brilhante de abrir um café inspirado na saga Harry Potter...

  18. Tarcira

    Tem suco de abóbora?

  19. Brendhon

    Onde fica esse lugar mágico?

  20. Nilcie Sporleder

    Parabéns, assim que voltar das férias quero conhecer!!!

  21. Micheli Makvitz

    Será q posso me mudar pra lá?? Contando os dias para chegar o final de semana pra conhecer e certamente me encantar!!

  22. Sandra

    Pessoal o endereço está na reportagem.

  23. Cíntia

    Pra quem não leu a matéria, o endereço é Joaquim Nabuco 197.

  24. Luisiane

    Oi, muito legal a ideia... eu queria saber se tem acesso para cadeirantes?

  25. Geison Lopes

    Parabéns aos proprietários pela iniciativa em trazer algo inovador a nossa cidade, logo irei conhecer

  26. Luiz

    A reportagem esqueceu de colocar o endereço e as pessoas que escreveram que foram lá também não colocaram o endereço. Como chego neste local?

  27. Nadia

    Onde fica? estou louca pra conhecer e levar meus netos...

  28. Angelita

    Boa tarde!Gostaria de fazer parte dessa equipe.

  29. Camila Urbanski

    Já quero e muito ir lá.. adorei

  30. Erika Barros Da Cruz

    onde fica?

  31. Jaqueline Buttenbender Machado

    Que show...meu filho é apaixonado pela saga Harry Potter...com certeza vamos prestigiar o local!!!Nos aguarde! Sucesso!

  32. Tatiana Steffen Alves Paim

    Adorei, vamos conhecer com certeza! Desejo muito sucesso...

  33. Izadora

    Precisa passar pela porta três vezes antes de entrar??? KSKSKSK Com certeza visitarei o café em breve, parabéns!!!

  34. Mari

    Que coisa maravilhosa! Estou encantada, louca pra conhecer. Desejo muito, muito sucesso

  35. Leticia

    Quero muito ir nesse lugar ! Já amei !

  36. Allisson Leandro Nunes Dedigo

    Muito show, tenho que conhecer certo, ainda mais por ter o orgulho de saber que o lugar é do cartão que foi meu professor na faculdade, fantástico...

  37. Bárbara Caldas

    Uma reportagem sobre a abertura de um café, que fala sobre cervejas e até jujubas, mas não fala absolutamente absolutamente nada sobre o café que é servido no estabelecimento, em plena terceira onda do café pelo mundo. Lamentável. Ou seja, sem.a informação principal, em.termos do qie se consome lá, minha disposição de ir ao.local acaba por tender a zero.

  38. Marília

    O café não é apenas lindo, mas tudo o que experimentamos é delicioso! Recomendo os capuccinos quente e gelado, o bolo da casa e a baguete de ragu.

  39. Francielle

    Que legal, estou louca pra conhecer! Parabéns pela ideia!

  40. Vanderlei

    Gostei muito da matéria. Sou apreciador de bons cafés em locais aconchegantes e diferenciados. Me parece este ser um destes locais que deixamos o tempo passar sem perceber. Estou curioso para conhecer o local. Parabéns!

  41. Rose Marques

    Já estou apaixonada pelo lugar. Com certeza porto alegre precisava de um lugar mágico assunto. Parabéns aos proprietários pela idéia magnífica.Desejo sucesso e prosperidade para vcs e que logo possam ampliar com mais novidades mágicas.

  42. Fernando

    Ótima matéria. Já tive o privilégio de visitar o café e realmente é como descrito. A temática é seguida a risca em cada detalhe da decoração. Além disso, as comidas e bebidas são todas saborosas. Vale a pena a visita até para quem não se identifica com o tema!

  43. Patricia T Dartora

    Que show!!! Já estou louca pra ir com a família toda. Eu sempre curti os filmes e os livros do Harry Potter, não como uma fã inveterada, mas meus dois filhos (de 6 e 3 anos) já são enlouquecidos pelo universo do filme, tem roupas, a decoração do quarto e esse ano escolheram como tema da festa de aniversário. Quero ver a carinha deles quando entrarem no café... Parabéns pela iniciativa, tenho certeza que será sucesso!!!

  44. Gabriela

    Conheci no final de semana passado e já é um dos meus lugares preferidos na CB! A cerveja amanteigada quente é ma-ra-vi-lho-sa!

Publicidade
Mostre seu Negócio