Sobre o Autor
André Luiz M. Machado é especialista em comportamento financeiro e sócio da MoneyMind Foto: /MICHELI KAROLY/DIVULGAÇÃO/JC

André Luiz M. Machado

Especialista em comportamento financeiro e sócio da MoneyMind

As sete habilidades de um mindset de empreendedor

Nunca se falou tanto em empreendedorismo como nos últimos anos. Começar a empreender e ter um negócio próprio passou a ser um sonho perseguido por um número cada vez maior de pessoas no País. Em alguns casos, a motivação é a falta de emprego. Em outros, um desejo de mudar de vida, de fazer o que gosta.
Durante muitos anos, imaginou-se que ser empreendedor era uma característica que nascia com a pessoa. Mas, a evolução dos estudos sobre o comportamento humano permitiu observar que é possível aprender a ser um empreendedor.
Nessa linha, surgiram cursos e escolas dedicados a desenvolver empreendedores e empreendedoras. O grupo de psicólogos e pesquisadores norte-americanos membros do Leadership Development Institute, formado por Mark Davis, Jennifer Hall, Pam Mayer e Nancy Pridgen, dedicou anos de estudos para mapear características e habilidades comuns a todos os empreendedores, o que chamamos de "mindset empreendedor".
Segundo eles, existem sete habilidades comuns a todo mundo que empreende. Para quem quer desenvolvê-las, seguem as dicas:
1. Foco no Futuro
Pense além da situação imediata e planeje o futuro.
2. Geração de ideais
Assuma o desafio de usar mais o lado criativo do cérebro para gerar ideias e encontrar várias soluções e formas de atingir os objetivos.
3. Execução
Transforme a ideia em plano de ação, sabendo a melhor forma de aproveitar recursos e pessoas.
4. Autoconfiança
Acredite nas próprias habilidades e talentos para alcançar objetivos importantes. Estabeleça pequenas metas para si mesmo e trabalhe duro para alcançar cada uma delas.
5. Otimismo
Mantenha uma atitude positiva sobre a vida e o mundo ao seu redor. Quando se sentir sobrecarregado, diga a si mesmo: "Isso é desafiador e eu só não sei ainda como fazer".
6. Persistência
Recupere-se rapidamente das frustrações e se mantenha persistente em meio aos contratempos. Mantenha sempre o objetivo final em mente e tente outras estratégias antes de desistir.
7. Atenção às pessoas
Esteja atento ao bem-estar da sua equipe, sendo mais colaborativo na resolução de problemas. Valorize as pessoas, reconheça suas contribuições e preste atenção nas ideias delas.
Compartilhe
Artigos relacionados
Comentários ( )
Deixe um comentário

Publicidade
Mostre seu Negócio