Lewis Hamilton recebe título de cidadão honorário brasileiro

Piloto esteve no Brasil pela primeira vez em 2007, quando disputava sua primeira temporada pela F1

Por Folhapress

No ano passado, Hamilton repetiu o icônico gesto de Ayrton Senna ao dar uma volta no autódromo com a bandeira do Brasil
O piloto da Formula 1 Lewis Hamilton é oficialmente um cidadão honorário do Brasil. A Câmara dos Deputados publicou nesta quinta-feira (9) a resolução que concede o título, que será entregue em sessão solene ainda sem data marcada, ao britânico de 37 anos.
A homenagem a Hamilton foi proposta pelo deputado André Figueiredo (PDT-CE) e recebeu parecer favorável do relator, o deputado Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), em Plenário. No projeto de resolução 79/2021, Figueiredo citou a comemoração do heptacampeão da categoria após vencer o Grande Prêmio do Brasil no ano passado. Na ocasião, Hamilton repetiu o icônico gesto de Ayrton Senna ao dar uma volta no autódromo com a bandeira nacional.
Antes da aprovação da homenagem, o deputado falou ao UOL Esporte que esperava que a proposta fosse apoiada para dar "reconhecimento a alguém que resgatou a autoestima do povo brasileiro no que diz respeito à utilização de seus símbolos nacionais".
Em abril deste ano, após o GP da Austrália, Hamilton esteve no Brasil para participar de uma palestra. O britânico foi um dos convidados do 'VTEXDay 2022', um evento de inovação digital que aconteceu em São Paulo.
No evento, o heptacampeão explicou o gesto com o símbolo brasileiro. "Quando dei aquela volta de celebração, vi a bandeira na curva e algo me impulsionou a pegá-la. Foi um momento de grande orgulho para mim", afirmou. Ele também disse que existe "um pouco de Brasil" dentro dele e brincou que só está esperando seu passaporte brasileiro quando foi convidado a conhecer mais o país.
Após ter conhecimento do projeto que poderia conceder o título honorário a ele, o piloto da Mercedes fez uma publicação com diversas bandeiras do Brasil no Twitter e disse que "ficaria honrado".
Hamilton esteve no Brasil pela primeira vez em 2007, quando estava em sua primeira temporada pela F1 e ainda corria pela McLaren.