Alison dos Santos é ouro em Doha com melhor tempo do ano nos 400 com barreiras

O americano Rai Benjamin ficou com a prata e o irlandês Thomas Barr com o bronze

Por Agência Estado

Brazil's Alison dos Santos celebrates winning the men's 400m Hurdles event during the IAAF Diamond League athletics Doha meeting at the Khalifa International stadium in the Qatar capital on May 13, 2022. (Photo by KARIM JAAFAR / AFP)
Alison dos Santos não para de conquistar resultados expressivos na carreira. Medalhista de bronze nos Jogos de Tóquio, o brasileiro de apenas 21 anos abriu a temporada da Diamond League subindo no topo do pódio em Doha, no Catar, com o melhor tempo do ano nos 400 metros com barreiras e o recorde do meeting.
O atleta brasileiro completou a prova com 47s24, marca ainda não obtida no ano e a sua segunda melhor da vida, atrás apenas dos 46s72 da conquista do bronze olímpico. Entre todos os competidores, o tempo figura como o 31° da história.
Desta vez Alison dos Santos levou a melhor sobre o americano Rai Benjamin, prata em Tóquio e novamente em segundo lugar, desta vez atrás do brasileiro, com 47s49. O irlandês Thomas Barr ficou com o bronze, marcando 49s67.
O brasileiro assumiu a liderança do ranking mundial em 2022 ao ganhar sua segunda prova na temporada. Já havia levado o ouro em Ohio, nos Estados Unidos, com 48s41. Vale lembrar que o recordista mundial da prova, o norueguês Karsten Warholm (45s94), não foi para Doha.
Piu, como o paulista de 21 anos é carinhosamente chamado, volta a competir na segunda etapa da Diamond League, ainda em maio. A prova será no dia 28, em Eugene, no Oregon, nos Estados Unidos. Além de já buscar melhores marcas para Paris 2024, o brasileiro quer chegar forte no Mundial, que ocorre entre 15 e 24 de junho, também em Oregon.