Manchester City anuncia acordo com Borussia Dortmund por Haaland

De acordo com a imprensa inglesa, o clube vai desembolsar cerca de 70 milhões de euros pelo norueguês

Por Agência Estado

(FILES) In this file photo taken on October 16, 2021 Dortmund's Norwegian forward Erling Braut Haaland celebrates scoring his team's third goal during the German first division Bundesliga football match BVB Borussia Dortmund v Mainz 05 in Dortmund, western Germany. - Manchester City said Tuesday, May 10, they had reached an agreement in principle with Borussia Dortmund to sign striker Erling Haaland. (Photo by Ina Fassbender / AFP)
Após meses de especulação e muita expectativa, o Manchester City enfim anunciou nesta terça-feira (10) um acordo com o Borussia Dortmund para contratar o atacante Erling Haaland. Sem dar detalhes sobre a negociação, o clube inglês informou que ainda está para definir o acerto com o próprio jogador.
"O Manchester City pode confirmar que nós chegamos a um acordo inicial com o Borussia Dortmund para a transferência do atacante Erling Haaland para o clube no dia 1º de julho de 2022", anunciou o clube inglês, em seu site. "A transferência ainda depende da finalização dos termos entre o clube e o jogador".
O clube não informou um prazo para formalizar a contratação do reforço norueguês de 21 anos. De acordo com a imprensa inglesa, o City vai desembolsar cerca de 70 milhões de euros (equivalente a R$ 375 milhões) para pagar a multa contratual de Haaland com o Borussia Dortmund.
Com o acerto, o City vence a disputa com alguns dos principais clubes da Europa, que também estavam interessados no atleta. Anteriormente, Real Madrid, Barcelona e Paris Saint-Germain foram especulados como potenciais destinos para o jogador. A morte de Mino Raiola, empresário do norueguês, chegou a movimentar especulações de que a negociação poderia ser atravessada, o que não ocorreu.
Ainda segundo a imprensa inglesa, o jogador deve receber salário anual que supera 20 milhões de euros (cerca de R$ 108 milhões). Os números não foram confirmados pela direção do City.
Haaland vem sendo o grande nome do futebol europeu nos últimos dois anos. O atacante acumula o incrível retrospecto de 85 gols em 88 jogos desde sua estreia pelo Borussia, em janeiro de 2020. Ele foi eleito o melhor jogador sub-21 de 2020, o craque do Campeonato Alemão da temporada passada e o melhor atacante da edição passada da Liga dos Campeões.
O norueguês chega para ocupar a lacuna deixada pelo argentino Sergio Agüero, que deixou o City no ano passado. A chegada do reforço pode reduzir o espaço do brasileiro Gabriel Jesus na equipe de Pep Guardiola, que vem dando mais oportunidades ao ex-jogador do Palmeiras na reta final da atual temporada.