Lewandowski é eleito melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva

No futebol feminino, prêmio ficou com a espanhola Alexia Putellas

Por

Bayern Munich's Polish forward Robert Lewandowski celebrates scoring his team's fourth goal during the German first division Bundesliga football match FC Cologne vs Bayern Munich in Cologne, western Germany, on January 15, 2022. (Photo by Ina Fassbender / AFP) / DFL REGULATIONS PROHIBIT ANY USE OF PHOTOGRAPHS AS IMAGE SEQUENCES AND/OR QUASI-VIDEO
O atacante polonês Robert Lewandowski levou pela segunda vez consecutiva o prêmio Fifa The Best para melhor jogador masculino. Ele superou Lionel Messi e Mohamed Salah para se sagrar bicampeão. O jogador do Bayern de Munique e da seleção polonesa marcou 48 gols na temporada 2020/2021, foi campeão Alemão e da Supercopa da Alemanha.
A melhor jogadora do mundo é Alexia Putellas. A meio-campista de 27 anos, da Seleção Espanhola e do Barcelona, venceu o prêmio pela primeira vez, derrotando Jenni Hermoso e Sam Kerr. Putellas também já havia conquistado a Bola de Ouro e, com o time catalão, venceu a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e a Copa da Rainha.
Erik Lamela levou o Prêmio Puskás, concedido ao autor do gol mais bonito. O ponta-direita, atualmente no Sevilla, fez um golaço contra o Arsenal, quando defendia o Tottenham, em 14 de março de 2021. Ele balançou as redes aos 32 minutos do primeiro tempo, quando recebeu passe dentro da área e bateu de primeira, de letra, acertando o canto esquerdo do goleiro. Lamela foi o primeiro argentino a conquistar o Prêmio Puskás.
O prêmio Fair Play ficou com a seleção dinamarquesa e a equipe médica da Dinamarca. Finlândia e Dinamarca se enfrentavam pela Eurocopa quando o meia Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca e desmaiou em campo. A rápida ação da equipe médica da seleção dinamarquesa e os serviços de emergência do estádio foram cruciais para salvar a vida do jogador.
O prêmio Fifa Fans foi para os torcedores dinamarqueses e finlandeses presentes no estádio Parken, em Copenhague, pela postura e união após o mal súbito sofrido por Christian Eriksen.

Demais premiações do Fifa The Best

Prêmio especial feminino
Christine Sinclair: Maior artilheira de seleções, contando homens e mulheres, com 188 gols marcados pelo Canadá.
Melhor goleira
:Christiane Endler (Lyon)
Melhor goleiro
Édouard Mendy (Chelsea)
Melhor técnico (feminino)
Emma Hayes (Chelsea)
Melhor técnico (masculino)
Thomas Tuchel (Chelsea)
Seleção FIF Pro (feminina)
Goleira: Christiane Endler
Defensoras: Lucy Bronze, Wendie Renard, Millie Bright, Magdalena Eriksson
Meio-campo: Estefanía Banini, Carli Lloyd, Barbara Bonansea
Atacantes: Vivianne Miedema, Marta, Alex Morgan
Seleção FIF Pro (masculina)
Goleiro: Gianluigi Donnarumma
Defensores: Rúben Dias, Leonardo Bonucci, David Alaba
Meio-campo: N´Golo Kanté, Jorginho, Kevin De Bruyne
Atacantes: Lionel Messi, Erling Haaland, Robert Lewandowski e Cristiano Ronaldo
Prêmio Especial Masculino
Cristiano Ronaldo: Maior artilheiro de todas as seleções masculinas