SXSW e Austin inspiram o evento em Porto Alegre

Ideia é mobilizar a cidade em discussões sobre inovação e divulgar o turismo local

Por Guilherme Kolling

South by Southwest, nos EUA, vai além dos debates sobre inovação
Motorista de uber, atendente de hotel, músico em bar, garçom em restaurante. Todos em Austin comentam com os visitantes sobre o South by Southwest (SXSW), porque sabem que a movimentação extraordinária na capital do Texas (EUA), em duas semanas de março, se dá por este que é um dos mais importantes festivais de inovação do mundo.
Os debates e atividades culturais são concentrados em um centro de convenções, mas se espalham pela área central da cidade, o que pode ser visto nos banners da SXSW em fachadas de prédios e tendas nas ruas, nos onipresentes crachás de participantes, bem como pelos diferentes idiomas que são ouvidos.
O evento, que cresceu ao longo dos anos, mobiliza os locais. Voluntários se desdobram para tirar dúvidas e ajudar quem vem de fora, com uma gentileza incomum em metrópoles como Nova York e Washington. A propósito, chama a atenção os cartazes afixados em diferentes locais da SXSW com o slogan "be kind" (seja legal, em tradução livre).
"A ideia é transformar o South Summit em poucos anos em um SXSW. Vimos (em Austin), todo mundo envolvido, direção, voluntários, hotéis, restaurantes, a cidade respira o evento. Esse é o nosso objetivo, o South Summit tem que transbordar do Muro da Mauá", projeta o secretário de Planejamento e Gestão, Claudio Gastal, um dos executivos mais envolvidos com a realização do evento no Executivo estadual.
O governador Eduardo Leite defende que o South Summit vá além do congresso e feira de negócios. "É uma oportunidade de movimentação cultural, de efervescência de Porto Alegre e do Estado. A SXSW tem esse caráter, até porque começou como atividade cultural com shows musicais, cinema, espetáculos, e acabou se desdobrando para esse evento que discute futuro e inovação", observa o governador.
Leite destaca que o evento é fonte de inspiração. "Pretendemos levar daqui um pouco do que a cidade (Austin) está respirando na SXSW, para replicar lá, Porto Alegre ter uma experiência diferente e estar conectada pelo South Summit, algo que abrace a cidade e seja abraçado pela cidade também", disse Leite nos EUA.
Presente na comitiva, o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, tem expectativa de que o South Summit vá além de discussões sobre tecnologia. "Algo como um festival, para envolver as pessoas, a cidade. Tem a feira de negócios, com startups e players vindo a Porto Alegre, mas é importante mostrar que a inovação pode ser para todos." Gestor de relacionamento e negócios do Tecnopuc, Leandro Pompermaier, acredita que o South Summit será "um evento global que dará cara nova a Porto Alegre". Um dos efeitos positivos pode ser no turismo. Com a SXSW, Austin tem hotéis lotados e é difícil conseguir voo para lá nessa época. É uma meta plausível para Porto Alegre, se consolidar o evento global nos próximos anos.