RS ganha segundo voo direto do interior para São Paulo em 2 dias

Gol começou a fazer voo direto entre Guarulhos e Uruguaiana nesta terça-feira

Por Patrícia Comunello

Plano de Voo - voo direto Gol - Aeroporto de Guarulhos para aeroporto de Uruguaiana - Rubem Berta - avião ATR - pista em Guarulhos - aviação
Em dois dias, o Rio Grande do Sul ganhou dois voos diretos entre cidades do interior e aeroportos paulistas que são hubs nacionais do transporte comercial de passageiros. Depois de Passo Fundo, com voo da Azul reativado nessa segunda-feira (25), agora é a vez da Gol, cuja aeronave decolou, por volta das 14h30min desta terça-feira (26), ligando o Aeroporto Internacional de Guarulhos ao Aeroporto Rubem Berta, em Uruguaiana.
A rota de Passo Fundo foi uma retomada de transporte de passageiros que já ocorria até 2020, conectando com o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. O voo direto para Uruguaiana é uma nova ligação. Os dois trechos são operados com aeronaves turbo-hélice modelo ATR-72, com 68 assentos.
Em Passo Fundo, restrições de uso da pista, que ainda aguarda homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), impedem uso de jatos. A Gol deve retomar a ligação quando for liberada aeronave maior. O aeródromo Lauro Kortz foi reaberto em 30 de março, após ficar 14 meses fechado.
Uruguaiana é a segunda rota direta de interior ativada pela Gol para Guarulhos. Pelotas começou a voar em janeiro. Em 4 de julho, entra em operação o trecho de Santo Ângelo, que será feito com avião a jato, modelo Boeing 737-700. Em 1º de novembro, Santa Maria entra na malha, com ligação direta usando o ATR. Os bilhetes das duas rotas já estão sendo vendidos.
No embarque para o voo G3 8068 no terminal 2, que integra o complexo da GRU, teve corte de fita para marcar a inauguração da ligação com Uruguaiana. Estavam no ato o governador Ranolfo Vieira Júnior, o deputado estadual Frederico Antunes, que preside a Frente Parlamentar da Aviação Regional, o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, e o comandante Alberto Fajerman, conselheiro do presidente da aérea. 
Reportagem da série Plano de Voo mostrou impactos da expansão da aviação dentro do Estado que a companhia Azul vem fazendo desde 2020 e foi intensificada em 2021.
Últimas Notícias