Dois Irmãos tem ambiente propício para abertura de novas empresas

Por JC

Vista aérea cidade de Dois Irmãos
Dois Irmãos vigora na seleta lista dos 85 melhores municípios para se empreender no Brasil e segunda posição no Estado do Rio Grande do Sul, conforme ranking das cidades mais empreendedoras do Brasil realizado pelo Ministério da Economia e divulgado em maio de 2021.
Segundo levantamento da Junta Comercial de Dois Irmãos, 729 empresas abriram na cidade durante a pandemia do coronavírus (levantamento do período de 26 de fevereiro de 2020 e 10 de novembro de 2021). Deste total, foram 510 Microempreendedores Individuais (MEIs) e 219 empresas de outro porte.
O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, ressalta que os setores das novas empresas são bastante diversificados como, por exemplo, áreas de comunicação, tecnologia, comércio e indústria.
“Além do número expressivo de empresas que vieram para a cidade, consequentemente, teve um aumento significativo de vagas de empregos em 2021, recuperando, com sobra, as vagas perdidas durante a pandemia”, disse o prefeito.
Ainda em 2021, foi nomeado o Comitê Gestor de Inovação e Tecnologia de Dois Irmãos para fortalecer as áreas de inovação e tecnologia no município, potencializando empresas e instituições de ensino do segmento e possibilitando a atração de investimentos. Além disso, está sendo concluído os trâmites para disponibilização de um curso de formação profissionalizante nesta área.
O Município também comercializou todas as áreas disponibilizadas, do total de oito lotes, na segunda etapa do Distrito Industrial.
Com o crescimento da área do turismo na cidade, o Município está oferecendo formação profissionalizante de garçons, para qualificar e atender a demanda do setor gastronômico.
Suporte para empreendedores
Dois Irmãos conta com a Sala do Empreendedor que orienta os empresários no esclarecimento de dúvidas, além de prestar suporte e acompanhamento para as demandas encaminhadas pelas empresas nas áreas técnicas e legais.
Para aqueles estabelecimentos que tiveram que suspender suas atividades no período mais restritivo da pandemia, o Município ofereceu um pacote de incentivos, como a criação de uma linha de crédito inédita em parceria com a Sicredi, com juros de 0,49%, auxílio aluguel para o período de 60 dias, curso de capacitação para estimular o marketing digital, prorrogação de prazos para pagamento com desconto do IPTU, além da criação do Programa Nota Fiscal Gaúcha local, com prêmios específicos para quem compra no comércio local.
Texto: Leonardo Boufleur/PMDI