Senar auxilia produtores rurais no desenvolvimento de suas atividades produtivas de forma gratuita

Por JC

O trabalho da ATeG parte de diagnóstico das potencialidades e dificuldades da propriedade
A Fazenda Ouro Verde, em São Jerônimo, no Rio Grande do Sul, que almejava aumentar a produtividade do rebanho, encontrou no Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), a solução para atingir esse objetivo. “Eu sou da terceira geração de uma família ligada ao gado de corte e achava que estava fazendo tudo certo. Com o início da ATeG, me ensinaram a melhorar as pastagens e corrigir a suplementação dos animais”, diz o pecuarista Marcos Aurélio Marques Bressan. As ações propostas geraram economia e lucratividade à fazenda.
A ATeG, que começou em 2020, tem o objetivo de ajudar produtores a alcançarem resultados a partir da administração eficiente de custos e recursos. O público-alvo são produtores rurais de todo Rio Grande do Sul que não recebem assistência técnica regular e que ainda têm dificuldades em fazer a gestão financeira de suas propriedades. Para transformar essa realidade, eles recebem assessoria gratuita, com visitas mensais de quatro horas dos técnicos do Senar-RS durante dois anos.
Mauri Antônio Luft, da Fazenda Luft, de São Martinho, também participou do programa para se profissionalizar. “A ATeG nos ajudou muito. Passei a aplicar dieta, ações que gerassem bem-estar dos animais e higiene na ordenha. Instalei ventiladores, aspersores de água e fiz mudanças no manejo, atendendo, assim, às exigências que a atividade requer”, afirma o produtor.
O trabalho parte de diagnóstico das potencialidades e dificuldades da propriedade para elaboração de um planejamento estratégico. No site do www.senar-rs.com.br/ateg.