Novos produtores superam desafios e investem no leite

Família de Fabricio Zatt, vencedor da Holandesa, quase desistiu da atividade

Por Ana Esteves

Fam?lia de Fabricio Zatt, vencedor da Holandesa, quase desistiu da atividade
A primeira Expointer do produtor de leite Fabricio Zatt, da Agropecuária Zatt, de Colorado, vai ficar marcada para sempre na história de sua família. Depois de o pai várias vezes pensar em abandonar a atividade, pela instabilidade do mercado de leite e pelos baixos preços, veio a grande consagração de sua propriedade com a conquista do prêmio de grande campeã leiteira da raça Holandesa, em Esteio.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Criador retoma a atividade familiar com investimento em tecnologia

Ivan Rodrigues da Silva retomou produ??o leiteira familiar em Santo Cristo
O produtor Ivan Rodrigues da Silva conta que na sua família, a atividade leiteira pulou uma geração, começou com os avós, depois os pais resolveram seguir carreira fora do campo e que ficou a cargo dele, após se formar em veterinária, arrendar uma propriedade em Santo Cristo e retomar a atividade, mas com sangue novo. "Foquei em tecnologia, especialmente alimentação de altíssima qualidade, em parceria da Puro Trato, e sêmen de excelência que compro da Select Sires", conta.
Num determinado momento, todos os funcionários da granja arrendada decidiram largar a atividade e Ivan decidiu vender 100 vacas do plantel, manter apenas as 10 melhores e começar a trabalhar em sistema de parceria. "Fechei com a Cabanha Santa Clara de Humaitá e trabalhamos com incremento ainda maior em tecnologia, usando sêmen sexado de fêmea, nutrição balanceada. Hoje, temos 180 animais e temos planos de aumentar o plantel até o final do ano".
Silva está desenvolvendo um projeto de aumento do galpão das vacas, dentro do sistema free stall, climatizado, com manutenção de temperatura a 20 graus para confinamento de diferentes categorias (vaca seca, pré-parto e lactação) com foco no aumento de produção. O objetivo do produtor, que foca sua produção na raça Jersey, é participar de feiras e exposições.  
O criador estreou na Expointer em 2018 e, de saída. teve uma das vacas consagradas como grande campeã na categoria até 36 meses, com a produção de 39 quilos de leite. "Só investindo em genética de ponta para competir de igual para igual com criadores que estão há muitos anos no mercado ".