Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, sexta-feira, 30 de agosto de 2019.
Dia da Conscientiza��o sobre a Esclerose M�ltipla.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 30/08/2019.
Alterada em 30/08 �s 08h47min
COMENTAR | CORRIGIR

Agtech faz ponte entre produtores e startups

Gustavo Cynowec (e) e Leonardo Vega (d) s�o veterin�rios e empres�rios

Gustavo Cynowec (e) e Leonardo Vega (d) s�o veterin�rios e empres�rios


/JACKSON CICERI/ESPECIAL/JC
Giana Milani
Aliar a tecnologia ao campo é o lema da brStart, empresa que busca conectar produtores do agronegócio a soluções desenvolvidas no Brasil e no exterior. Os empreendedores Gustavo Cynowiec e Leonardo de La Vega são veterinários e atuaram por quase duas décadas no segmento, com passagens no setor de inovação de grandes companhias de alimentos de origem bovina.
"Existe de um lado uma demanda cada vez maior por tecnologia e de outro empresas desenvolvendo tecnologias que querem entrar nesse mercado, e é aí que nós posicionamos", justifica Leonardo. "Mesmo aceleradoras, investidores, necessitarão de profissionais especializados para ajudar a penetrar no mercado. Por isso a brStart existe", acrescenta. A dupla cita o network conquistado em 19 anos de atuação como um diferencial.
O negócio, criado em 2017, possui matriz em São Paulo e sede em Porto Alegre. A convite do Sebrae-RS, esta é a primeira vez que a agtech participa da Expointer. "Estamos aproveitando para lançar dois produtos de parceiros", relata Leonardo. Uma das propostas é uma seringa inteligente, desenvolvida por uma empresa argentina, que controla resíduos de medicamentos em bovinos e suínos. Ela monitora a quantidade, o tipo de produto aplicado e o tempo de carência. Essas informações são hospedadas em um aplicativo. "Assim, é possível ter uma boa gestão. Essa nova geração que está vindo no campo quer soluções", avalia.
Já a segunda é uma alternativa segura para o transporte de bovinos, criada por uma parceira uruguaia. "Com isso, garantimos o bem-estar do animal e a redução de perdas relacionadas. O transporte é um elo importante na cadeia produtiva", explica. A instalação do sistema de anteparos, feito em material ecológico, pode ser realizada na caçamba de um caminhão usado. "O investimento é muito menor, pois não preciso mudar o caminhão. Essa tecnologia foi concebida para bovinas, mas com possibilidade real de extrapolar isso para outros animais, como suínos e equinos", destaca o veterinário.
Gustavo também salienta que a brStart tem conhecimento de problemas reais nas diversas culturas do agro e que estabelece conexões entre as indústrias e produtores. "Temos um mapeamento. Fazemos ajustes de problemas que realmente existem e não do que pensavam que existiria. Com isso, não precisamos desenvolver a tecnologia, mas sim servir de ponte", expõe Gustavo.
 

Gera��oE promove evento sobre a import�ncia das pausas no dia a dia

Palestra, que envolveu conversa sobre yoga e medita��o, aconteceu na Casa JC na Expointer
Palestra, que envolveu conversa sobre yoga e medita��o, aconteceu na Casa JC na Expointer
/JACKSON CICERI/ESPECIAL/JC

A jornalista Luciana Bueno e o empreendedor Moys�s Costa promoveram na Casa JC, na Expointer, um evento em parceria com o Gera��oE para falar sobre a import�ncia das pausas no dia a dia nesta quinta-feira (29). Luciana tamb�m � professora de yoga e Moys�s pratica medita��o, atividade que virou adepto ap�s sofrer um infarto que o deixou 15 dias na UTI.

"A medita��o gera uma quebra de rotina. Ajuda a nos deixar mais alertas", percebe Moys�s. Ele gerencia mais de 30 pessoas na sua empresa Ondaweb. "Yoga � uma arte milenar, mas a trajet�ria ainda � muito recente no Ocidente", exp�e Luciana, respons�vel pelo projeto Com.Fiar, no qual s�o utilizadas t�cnicas de comunica��o aliadas ao autoconhecimento.

A dupla concorda que o termo medita��o ainda distancia as pessoas da pr�tica, mas ressalta que o ato de silenciar desperta a criatividade dos profissionais. "As demandas do cotidiano est�o nos robotizando", analisa Luciana.

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia