Comentar

Seu coment�rio est� sujeito a modera��o. N�o ser�o aceitos coment�rios com ofensas pessoais, bem como usar o espa�o para divulgar produtos, sites e servi�os. Para sua seguran�a ser�o bloqueados coment�rios com n�meros de telefone e e-mail.

500 caracteres restantes
Corrigir

Se voc� encontrou algum erro nesta not�cia, por favor preencha o formul�rio abaixo e clique em enviar. Este formul�rio destina-se somente � comunica��o de erros.

Porto Alegre, quarta-feira, 28 de agosto de 2019.
Dia Nacional do Banc�rio.

Jornal do Com�rcio

Not�cia da edi��o impressa de 28/08/2019.
Alterada em 27/08 �s 23h27min
COMENTAR | CORRIGIR

Novos produtores superam desafios e investem no leite

Fam�lia de Fabricio Zatt, vencedor da Holandesa, quase desistiu da atividade

Fam�lia de Fabricio Zatt, vencedor da Holandesa, quase desistiu da atividade


/MARCELO G. RIBEIRO/JC
Ana Esteves
A primeira Expointer do produtor de leite Fabricio Zatt, da Agropecuária Zatt, de Colorado, vai ficar marcada para sempre na história de sua família. Depois de o pai várias vezes pensar em abandonar a atividade, pela instabilidade do mercado de leite e pelos baixos preços, veio a grande consagração de sua propriedade com a conquista do prêmio de grande campeã leiteira da raça Holandesa, em Esteio.
Fabricio é um exemplo de jovem que bateu pé e, apesar das adversidades preferiu ficar na granja e ajudar o pai a tocar os negócios, propondo uma mudança de perfil produtivo. "Começamos a investir em tecnologia, genética, inseminação artificial, boa alimentação para melhorar o rebanho. O resultado está aí, com duas vacas grandes campeãs, nas categorias jovem (Cotriba Zatt 34 Windsor) com produção de 73,18 quilos e na categoria animal adulto com 80,11 kg (Cotriba Zatt 75 Brawler)", comemorou.
Notícias sobre agronegócios são importantes para você?
>> Assine o JC e receba conteúdos como este onde você estiver. Descubra como! <<
O produtor que é técnico em agropecuária, curso que fez com objetivo de aplicar os conhecimentos na propriedade, conta que o apoio das cooperativas foi muito importante para o desenvolvimento dos negócios, especialmente pela assistência técnica sobre manejo, dieta específica para a demanda de cada animal. Ele conta que agora está desenvolvendo um projeto de ampliação e readequação do galpão que alojam as vacas, para o sistema conhecido como cross ventilation que até o final de ano deve estar concluído. Esse sistema permite ganho em ambiência e consequentemente melhorias na produção de leite, pois controla a temperatura, proporcionando bem-estar animal e as condições ideais para a produção de leite.
A volta por cima da família Zatt, que há 30 anos se dedica à produção leiteira, evitou que ela virasse estatística. Conforme o assistente técnico estadual da Emater, Jaime Ries, de 2015 a 2017, 19 mil produtores deixaram a atividade e a tendência de abandono continua. Para piorar a situação, dados revelam que em 2017, 38,5% das famílias que produziam leite não tinham sucessores na atividade. Segundo Ries, o Estado conta hoje com 65 mil produtores de leite.
O secretário-geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Pedrinho Signori, destaca que entre os entraves está a falta de garantia da produção, com alta oscilação de preços. "A insegurança não firma o jovem no campo, porque ele não vislumbra o futuro", comentou.
Para Zatt, os produtores deveriam ter garantia de preço e saber o quanto irão receber, pois "entregam o leite e só depois de 30 dias é que têm o valor a receber". Por outro lado, diz Signori, os que ficam investem muito e querem se diferenciar. "Há casos de propriedades que há pouco tempo produziam 20 litros de leite/dia e com tecnologia pularam para 30 litros. A dedicação dos jovens tem feito com que muitas propriedades consolidem suas produções."
 

Criador retoma a atividade familiar com investimento em tecnologia

Ivan Rodrigues da Silva retomou produ��o leiteira familiar em Santo Cristo
Ivan Rodrigues da Silva retomou produ��o leiteira familiar em Santo Cristo
/MARCELO G. RIBEIRO/JC

O produtor Ivan Rodrigues da Silva conta que na sua fam�lia, a atividade leiteira pulou uma gera��o, come�ou com os av�s, depois os pais resolveram seguir carreira fora do campo e que ficou a cargo dele, ap�s se formar em veterin�ria, arrendar uma propriedade em Santo Cristo e retomar a atividade, mas com sangue novo. "Foquei em tecnologia, especialmente alimenta��o de alt�ssima qualidade, em parceria da Puro Trato, e s�men de excel�ncia que compro da Select Sires", conta.

Num determinado momento, todos os funcion�rios da granja arrendada decidiram largar a atividade e Ivan decidiu vender 100 vacas do plantel, manter apenas as 10 melhores e come�ar a trabalhar em sistema de parceria. "Fechei com a Cabanha Santa Clara de Humait� e trabalhamos com incremento ainda maior em tecnologia, usando s�men sexado de f�mea, nutri��o balanceada. Hoje, temos 180 animais e temos planos de aumentar o plantel at� o final do ano".

Silva�est� desenvolvendo um projeto de aumento do galp�o das vacas, dentro do sistema free stall, climatizado, com manuten��o de temperatura a 20 graus para confinamento de diferentes categorias (vaca seca, pr�-parto e lacta��o) com foco no aumento de produ��o. O objetivo do produtor, que foca sua produ��o na ra�a Jersey, � participar de feiras e exposi��es. �

O criador estreou na Expointer em 2018 e, de sa�da. teve uma das vacas consagradas como grande campe� na categoria at� 36 meses, com a produ��o de 39 quilos de leite. "S� investindo em gen�tica de ponta para competir de igual para igual com criadores que est�o h� muitos anos no mercado ".

COMENTAR | CORRIGIR
Coment�rios
Seja o primeiro a comentar esta not�cia