Debate sobre liberação de máscaras ao ar livre em Porto Alegre prossegue nesta sexta

Prefeitura reunirá equipe para avaliar contribuições de especialistas sobre a flexibilização

Por

Parque Farroupilha - Redenção
Após ouvir as considerações de especialistas em saúde e representantes de universidades e da Região Metropolitana de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira (10), a prefeitura da Capital estenderá o debate sobre a grupo científico se reúne para deliberar a respeito.
Cenário atual
O coordenador da Vigilância em Saúde da Capital, Fernando Ritter, apresentou os dados epidemiológicos da cidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve redução de casos confirmados pela sexta semana epidemiológica consecutiva, com níveis equivalentes a abril de 2021 e setembro de 2020. A Região 10, composta por Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Gravataí, Viamão e Glorinha, apresenta a menor taxa de contaminação acumulada em sete dias, com 160 casos para cada 100 mil pessoas. A média do Estado é de 300.
Os pronto-atendimentos registraram ainda queda de procura por quadros gripais, assim como os leitos de enfermaria e internações em UTI. “Os surtos em escolas também reduziram significativamente. Nesta última semana, foi registrado apenas um, menor número desde o início do ano passado”, completou Ritter.
O prefeito em exercício Ricardo Gomes destacou que a troca de informações é fundamental para a prefeitura ter um cenário completo e bem desenhado para a tomada de decisão. “Passamos por momentos muito distintos desde o início da pandemia e entendemos que esta é a oportunidade ideal para discussão. Nosso desejo é retornarmos a vida cotidiana mais perto da normalidade”, ressaltou.
Também participaram o médico do Hospital São Lucas da PUC, Fabiano Ramos, o médico e pró-reitor de Inovação da UFRGS, Geraldo Jotz, a secretária adjunta da Saúde de Viamão, Michele Galvão, entre outros.