Postos de Saúde têm filas por testes de Covid em Porto Alegre

Secretaria de Saúde irá aumentar os locais de testagem para melhorar o atendimento

Por Bárbara Niedermeyer

Prefeitura garante estoque de testes para quem procurar atendimento
No momento que os casos de Covid-19 estão crescendo no mundo todo, Porto Alegre registra um aumento na procura das testagens que tem exigido adaptações no sistema de saúde, que, nesta quinta-feira, contavam com longas filas em algumas das 31 Unidades Básicas de Saúde que estão aplicando testes na cidade. Resultado direto do aumento de procura, é também o considerável aumento nos casos positivos. De acordo com painel da Secretaria Estadual da Saúde, nas 24 horas entre a quarta (5) e a quinta-feira (6), foram registrados 5.363 novos casos no Estado.
Pensando no cenário do aumento da circulação do vírus, a partir desta sexta-feira (7), a Capital disponibilizará mais locais para realização de testes de antígeno para pacientes com sintomas de Covid-19. A decisão faz parte de uma mudança de estratégia da Secretaria Municipal de Saúde que tem o objetivo de dar mais agilidade aos diagnósticos. "A ideia de colocar já vinha sendo trabalhada, vínhamos capacitando as equipes e no final do ano, já sabendo sabendo desse aumento de casos, decidimos colocar em todas as unidades”, destaca a diretora de atenção primária em saúde de Porto Alegre, Caroline Schirmer.
Até esta quinta-feira, Porto Alegre contava com o teste de antígeno em 31 unidades. De acordo com a diretora, esse número passará para 60 unidades na sexta-feira. Na segunda-feira (10), todas as 132 unidades da capital terão testes de antígeno (Ag) disponíveis. A escolha pelo teste de antígeno se dá devido a rapidez dos resultados. Entretanto, os casos de possíveis falsos negativos em pacientes sintomáticos, reforçam a necessidade da secretaria de continuar acompanhando o paciente. “Ele é um teste muito bom para resultados positivos, mas tem a questão de poder, dependendo do período de coleta, dar o falso negativo. Então a gente vai, mediante critérios clínicos e epidemiológicos, fazer o encaminhamento do paciente para a coleta de RT-PCR”, mantendo assim, o atendimento dos pacientes que apresentarem sintomas.
receberam um novo lote de testes.