Confira quem estará na lista do 1º lote de restituição do IR 2022 pago nesta terça-feira

O lote contempla quem tem prioridade legal definida por lei, já entregou o IR e não caiu na malha fina

Por

Serão pagos R$ 6,3 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes
A Receita Federal paga, nesta terça-feira (31), o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda 2022. Também nesta terça acaba o prazo para os contribuintes entregarem a declaração. O lote contempla quem tem prioridade legal definida por lei, já entregou o IR e não caiu na malha fina. Ao todo, serão pagos R$ 6,3 bilhões a 3,4 milhões de contribuintes.
A consulta para saber se terá o dinheiro foi aberta na semana passada. Ela pode ser feita pela internet, no site da Receita ou no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual do fisco. Para consultar por meio do e-CAC, é preciso ter senha do portal gov.br.

Quem irá receber no primeiro lote?

  • Idosos acima de 80 anos
Ao todo, são 226.934 contribuintes com idade acima de 80 anos
  • Contribuintes entre 60 e 79 anos
O total de contribuintes entre 60 e 79 anos que recebe neste lote é de 2.305.412
  • Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
No lote, 149.016 contribuintes têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • Profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério

Volume de consultas afeta funcionamento do e-CAC

O extrato da declaração do Imposto de Renda 2022, que é acessado no Portal e-CAC, está apresentando instabilidade nessa reta final de entrega da declaração. Segundo a Receita, as consultas ao extrato do IR já podem ser realizadas, tanto pelo Portal e-CAC quanto pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.
No entanto, "como o volume de transações aumenta muito nos últimos dias, pode haver lentidão", diz o fisco. Com isso, o contribuinte que não conseguir acesso deve tentar um pouco mais tarde.

Segundo lote será pago em junho com correção de 1% pela Selic

O segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022, que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic (taxa básica de juros da economia). A Selic subiu para 12,75% ao ano no início deste mês.
A partir do segundo lote, contribuintes não prioritários começam a entrar na fila da restituição. Quem entregou primeiro tem prioridade. A data a ser considerada é a da última declaração transmitida. Quem envia uma retificadora, por exemplo, vai para o final da fila de pagamentos, a não ser que se trate de contribuinte prioritário, que seguem recebendo antes do que os demais contribuintes.
E se eu não receber a restituição?
Se o crédito não for feito na conta informada ou na chave Pix, o cidadão tem até um ano para fazer o resgate do dinheiro no Banco do Brasil, pelo Portal BB, no site