BSBios compra fábrica na Suíça e busca posto entre as três maiores do mundo

Grupo gaúcho já estava há cinco anos com uma operação de subsidiária na Europa

Por

Aquisição da MP Biodiesel faz parte de expansão da empresa gaúcha
A gaúcha BSBios anunciou, por nota, a compra de 100% da fábrica MP Biodiesel localizada em Domdidier, no Cantão de Friburgo, na Suíça. A operação foi confirmada nesta quarta-feira (2) e faz parte do plano de investimento para tornar a empresa com sede no Rio Grande do Sul entre as três maiores produtoras de biocombustíveis do mundo.
Segundo a BSBios, o mais recente negócio, cujo valor não foi divulgado, "marca uma nova etapa da inserção da empresa no mercado internacional, com destaque para o mercado europeu". O grupo já atuava há cinco anos na Europa, a partir de uma subsidiária na Suíça, que, em maio de 2021, passou a ser chamada de BSBios Switzerland.
A holding representa os investimentos em biocombustíveis avançados, contribuindo para alcançar as ambiciosas metas de redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) aprovadas pela União Europeia, explica a companhia.
“Com a operação, nos tornamos um produtor multinacional de combustível renovável, negociando e operando biocombustíveis de segunda geração”, explica Erasmo Carlos Battistella, presidente da BSBios, citando como estratégicos a localização da fábrica no Centro da Europa e seu potencial de crescimento.
A unidade oferece uma solução ambiental para a questão do destino adequado do Óleo de Cozinha Usado (UCO), diz a empresa gaúcha. A planta utiliza exclusivamente o UCO de canola e, em menor proporção, de girassol como matéria-prima, o que cumpre legislação local. Será ampliada a estrutura de coleta e recepção do UCO na Suíça.
"Outro destaque é a qualidade do biodiesel produzido, que tem o ponto de entupimento a frio (CFPP) à -20ºC. No Brasil, o ponto é de -5ºC. Na Suíça, a mistura mínima do biocombustível ao diesel fóssil é de 7% (B7)", acrescenta o presidente.
Para a nova base de produção, estão previstos investimentos em melhoria na eficiência do processo de fabricação, aumento da capacidade e na equipe comercial. "A BSBios estuda a ampliação de oferta no curto prazo por meio de parceria com redes de distribuição e ampliação da estrutura de abastecimento", adianta, na nota.
Em fevereiro de 2019, foi lançado o projeto Omega Green, para produzir diesel renovável ou HVO, sigla em inglês para óleo vegetal hidrotratado, e querosene de aviação renovável ou SPK/SAF, combustíveis que emitem menos gases de efeito estufa e que serão destinados à exportação para os Estados Unidos, Canadá e países da Europa.
Em janeiro deste ano, o Copetrol, maior grupo de distribuição de energia do Paraguai, virou acionista do projeto OMega Green.