Com festas oficiais suspensas, homenagens a Iemanjá devem concentrar menos visitantes nas praias

Segundo Associação e Turismo do Litoral Norte, comércio e turismo devem ficar no prejuízo

Por Adriana Lampert

Noite de Iemanjá no Balneário dos Prazeres (Barro Duro), em Pelotas, vai ser substituída por carreata que inicia às 8h desta quarta-feira (2)
As festas em homenagem a Iemanjá, celebradas no dia 2 de fevereiro, devem levar menos visitantes às praias gaúchas em 2022. Com os eventos oficiais suspensos por conta da alta disseminação da variante Ômicron da Covid-19, este ano o comércio e turismo do Litoral Norte ficarão sem aumento nas vendas, segundo avaliação do presidente da Associação de Turismo do Litoral Norte (ATL Norte), Flávio Albano Holmer Rosa.
De acordo com o dirigente, somente em
 

Homenagens para Nossa Senhora dos Navegantes deverão evitar aglomerações

Fora do Litoral, as festas de celebrações umbandistas e católicas (neste caso com homenagens à Nossa Senhora dos Navegantes) também devem evitar aglomerações. Como todos os anos, a Prefeitura de Pelotas prestará apoio às homenagens e festividades religiosas que celebram Iemanjá no Balneário dos Prazeres, na Balsa e nas Doquinhas; e às festas católicas em homenagem à Nossa Senhora, no Porto, na Colônia de Pescadores Z3 e no Valverde.
Segundo o serviço de atendimento ao turista da cidade, estarão envolvidas nos serviços de apoio as secretarias municipais de Cultura (Secult), Desenvolvimento Rural (SDR), Transporte e Trânsito (STT), Serviços Urbanos e Infraestrutura (SSUI), Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGCMU), Obras e Pavimentação (Smop) e o Sanep. Por conta da pandemia de Covid-19, os participantes das atividades estão sendo orientados pelo poder público local a manterem os cuidados relacionados à proteção ao coronavírus, como o uso de máscara facial (obrigatório pela Lei Municipal nº 6.819/2020) e o distanciamento social.
Na programação, entre outras coisas haverá carreata partindo da sede da Federação Sul-rio-grandense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros, situado no Centro dos Prazeres, às 8h, e cumprindo trajeto de duas horas até o balneário. Após o deslocamento, a imagem de Iemanjá ficará em exposição até as 18h, dentro dos parâmetros de segurança sanitária estabelecida pelos órgãos públicos.Na localidade, haverá duas pirâmides/tendas de proteção, medindo 10mx10m cada, que abrigará os religiosos que queiram prestar homenagens. O acesso do público estará condicionado à apresentação de comprovante vacinal, seja por foto, carteira de vacinação ou demonstração do aplicativo Conect SUS.
Grades de contenção determinarão o percurso a ser trilhado até as tendas e permitirão o controle sanitário, que será realizado por membros da própria Federação. O percurso permitirá que, em tempo adequado, os presentes realizem sua manifestação religiosa, evitem aglomerações e deixem o local com segurança sanitária. Já os católicos irão celebrar procissão motorizada, seguida de missas, que já iniciam nesta terça-feira (1).
Em Porto Alegre, a tradicional procissão por terra que leva a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em direção ao Porto de Pelotas também ficará de fora das homenagens à padroeira afetiva da Capital gaúcha no dia 2 de fevereiro. Para evitar a disseminação da nova variante da Covid-19, o evento de comemoração à data será híbrido, com missas celebradas durante o decorrer do dia, com transmissão ao vivoon-line nas redes do Santuário Navegantes.