Criação de nova entidade do varejo reacende polêmica sobre racha no setor lojista

Utilização de banco creditício de dados é um dos principais pivôs da disputa entre as federações

Por Cristine Pires

Nova entidade conduziu Pioner à presidência em cerimônia ocorrida ontem
A condução de Ivonei Pioner à presidência da Federação Varejista do Rio Grande do Sul (FCDL-RS, nome fantasia usado pela instituição) na manhã desta quarta-feira (15) reacende o debate sobre uma polêmica que tem se intensificado nos últimos anos: o racha entre entidades do setor lojista gaúcho. A cerimônia de nomeação da diretoria contou com a presença virtual do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, aval que, segundo Pioner, legitima a instituição. 
A chancela da CNDL, segundo Pioner, é o que torna a nova federação a única representante do sistema no Estado. O termo “posse” deu lugar à “instalação” da nova diretoria, uma vez que a entidade está sendo criada. “Cumpriremos a mesma missão da CNDL e, neste novo momento, buscamos a conectividade entre os atores do varejo para garantir uma estrutura de desenvolvimento, principalmente para pequenos empresas e redes lojistas”, assegura, ao destacar que a CNDL representa mais de 1 milhão de lojistas no País. Ao se desfiliar da Confederação, alega, a estrutura que os antecedeu tornou-se uma empresa privada como qualquer outra. “É uma estrutura particular que não usa mais o principal banco de dados, que é o SPC.”
A gestão de Pioner inicia com 80 associados espalhados por 105 cidades. “Isso equivale a mais de 16 mil CNPJs”, destaca o dirigente, ao se referir número de registros de empresas. A ideia, a partir de agora, é intensificar o projeto de expansão para que outros municípios gaúchos se somem à entidade. “Como faremos isso? Pensando não apenas no ambiente político, mas também por meio do nosso principal convênio com o SPC Brasil/Serasa, hoje o banco creditício mais bem-estruturado e com melhores informações, ou seja, o principal banco do País”, afirma.
É justamente a oferta do serviço de consulta a bancos de dados aos associados um dos principais pivôs do racha entre as entidades representativas dos lojistas. Sob o comando de Vitor Augusto Koch, no dia 21 de junho deste ano, 92% das 15 mil empresas associadas votaram pela desfiliação da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS)  à CNDL para que fosse possível a contratação de outro banco de informações de crédito. “Não podíamos ficar mais apenas com a resposta ‘consta’ ou ‘não consta’ (do cliente como devedor) para liberar uma compra”, alega Koch.
No momento em que se desvinculou da Confederação, a entidade firmou parceria com a Quod, que, segundo Koch, é uma das principais empresas de inteligência de dados do Brasil e uma das gestoras do Cadastro Positivo. O objetivo, explica, foi o de facilitar o acesso dos lojistas ao serviço de análise de crédito que proporcionasse também informações mais detalhadas sobre o perfil do consumidor, que contempla score positivo e também indicadores e dados do Cadastro Positivo, por um preço mais baixo. A meta, agora, é ampliar também o número de associados. “Em dois anos, queremos ter 100 mil empresas representadas por nossa entidade”, relata.
Koch diz, ainda, que não há uma nova diretoria. “O nome FCDL-RS é nosso, com CNPJ e marca registrada no INPI”, afirma, “Agora, fundar uma outra federação, sem problemas. Não somos uma empresa privada e sim uma entidade representativa e sem fins lucrativos. Estar desfiliada de uma Confederação não atribui a condição de empresa privada a nós. FCDL-RS só tem uma e jamais conseguirão fundar outra.”
A polêmica sobre a representatividade do setor enquanto federação deve ter novos capítulos, assim como a escolha do banco de dados pelas empresas varejistas gaúchas. É que, nesta disputa, há mais uma empresa na busca pela preferência dos lojistas. Trata-se da Boa Vista SCPC, oferecida pela Associação Gaúcha do Varejo (AGV), entidade estadual fundada em 2011 e que congrega os usuários do sistema.
O SCPC/Boa Vista surgiu em 2010, de uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL-POA), que se desvinculou da FCDL  para reestruturar seu próprio banco creditício. Com experiência de mais de 60 anos como fundadora do SPC no Brasil, a CDL-POA viu no SCPC/Boa Vista uma forma de aperfeiçoar o sistema, do qual faz parte junto com outras 150 entidades de todo o Estado agregadas pela AGV, com mais de 35 mil CPNJs inscritos.
Confira a nominata da gestão 2021-2022 da Federação Varejista do Rio Grande do Sul (nome fantasia FCDL-RS):
Diretoria
  • Presidente: Ivonei Pioner (Caxias do Sul )
  • Vice-presidente: Marcos Carbone (Bento Gonçalves)
  • Diretor Administrativo e Financeiro: Zani da Costa dos Santos (Carazinho)
  • Diretor de Serviços: Jorge Stoffel (Novo Hamburgo)
  • Diretor de Crescimento e Expansão: Ricardo Bartz (Santa Cruz do Sul)
  • Diretora de Relações Institucionais e Governamentais: Clarice Strassburger (Sapiranga)
  • Diretor de Coordenação Distrital: Sidnei da Silva (Getúlio Vargas)
  • Diretor de Eventos: Jasser Panizzon (Flores da Cunha)
  • CDL Jovem – Lucas Magnani (Caxias do Sul)
Conselho Fiscal - Titulares
  • Juliano Tofolo – CDL de Farroupilha
  • Reginaldo Hessler – CDL de Parobé
  • Taylor Hermann – CDL de Gramado
Conselho Fiscal - Suplentes
  • Rosano Adam Goulart - São Sebastião do Caí

Quem forma a diretoria da Gestão 2021-2022 da Federação Varejista do Rio Grande do Sul

Diretoria Federação Varejista do Rio Grande do Sul (nome fantasia FCDL-RS)
 
  • Presidente: Ivonei Pioner (Caxias do Sul )
  • Vice-presidente: Marcos Carbone (Bento Gonçalves)
  • Diretor Administrativo e Financeiro: Zani da Costa dos Santos (Carazinho)
  • Diretor de Serviços: Jorge Stoffel (Novo Hamburgo)
  • Diretor de Crescimento e Expansão: Ricardo Bartz (Santa Cruz do Sul)
  • Diretora de Relações Institucionais e Governamentais: Clarice Strassburger (Sapiranga)
  • Diretor de Coordenação Distrital: Sidnei da Silva (Getúlio Vargas)
  • Diretor de Eventos: Jasser Panizzon (Flores da Cunha)
  • CDL Jovem – Lucas Magnani (Caxias do Sul)
Conselho Fiscal - Titulares
  • Juliano Tofolo – CDL de Farroupilha
  • Reginaldo Hessler – CDL de Parobé
  • Taylor Hermann – CDL de Gramado
Conselho Fiscal - Suplentes
  • Rosano Adam Goulart - São Sebastião do Caí

O que diz Ivonei Pioner

"Existe uma única FCDL no Estado, que é a que está ligada à CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). A estrutura que antecedeu optou por desfiliação do sistema, então ela não representa mais os lojistas como federação, mas sim uma estrutura particular, uma empresa que não usa mais o principal banco de dados, que é o SPC Brasil/Serasa. Nossa prioridade é cumprir com o que prega o Sistema CNDL, do qual a FCDL-RS faz parte como representante da classe lojista. Como faremos isso? Não pensando apenas no âmbito político, mas também da prestação de serviços, na qual contamos com o principal produto: o SPC Brasil/Serasa, o banco creditício mais bem estruturado e completo, ou seja, o principal banco de informações do Brasil. Iniciamos nossa gestão com 80 associados e 105 cidades sendo atendidas pelo sistema CNDL, o que representa mais de 16 mil CNPJs ligados. Ainda temos o projeto de expansão e estamos em contato com outras cidades no Estado que irão se somar a nós."

O que diz Vitor Koch

"A FDCL continuará atuante, como vem fazendo desde 1972, honrando sua marca, que está registrada no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Representamos 15 mil empresas associadas. A Constituição Federal prevê o livre associativismo, ou seja, uma entidade pode se desfilhar de outra quando achar oportuno. Foi o que fizemos. Não estávamos mais sendo atendidos, como FCDL, pelo que esperávamos do SPC Brasil/Serasa. Trata-se se um banco que não detém informações fundamentais sobre fintechs e sistema financeiro. Os dados fracos deixam muito a desejar para os lojistas, que, em muitos casos, nem os consultavam mais e transferiam seus crediários para os bancos. Não podemos ficar na resposta “consta” ou “não consta” para liberar uma compra. Por isso, optamos por utilizar a Quod, sistema de inteligência de dados que permite uma consulta de crédito completa, com score positivo e mostra todo o perfil de compras daquele cliente."