Aviões e pilotos agrícolas em alerta na fronteira para combater gafanhotos

Além de estarem próximos de cidades como Barra do Quaraí, insetos têm no calor um aliado e ainda podem migrar da Argentina para o RS

Por Thiago Copetti

Itagro, de Alegrete, é uma das empresas que pode combater os insetos
Mais de 70 aviões agrícolas, além de dezenas de pilotos gaúchos, estão em alerta para entrar em combate rapidamente caso a nuvem de gafanhotos que segue próximo do Rio Grande do Sul ingresse em território brasileiro. Organizada pelo Sindicato das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), a ação cadastrou as aeronaves entre mais de 400 registradas no Estado e que, pela localização, podem entrar em ação na Fronteira Oeste, a partir de cidades como Uruguaiana e Alegrete.
O combate exigiria não mais do que dois ou três aviões no ar, mas quem subirá para atacar a praga vai depender da disponibilidade e o ponto de

A situação atual

  • Até segunda-feira (21), a nuvem de gafanhotos estava na província argentina de Entre Ríos, a 112 quilômetros de Barra do Quaraí, na fronteira com a Argentina, e com deslocamento acompanhado por fiscais da Secretaria da Agricultura.
  • As altas temperaturas que devem permanecer no Rio Grande do Sul pelo menos até amanhã (22) propiciam maior mobilidade dos gafanhotos, como foi observado no deslocamento da nuvem de cerca de 30 quilômetros apenas no último neste final de semana.
  • Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina estão em estado de emergência fitossanitária desde 25 de junho por determinação do Mapa. A medida é preventiva e deve durar um ano. Os produtores podem obter mais informações pelo email: vigifito@agricultura.rs.gov.br ou pelo telefone (51) 3288-6289.
Fontes: Sindag e Secretaria da Agricultura