Retomada do comércio em Porto Alegre é lenta

Reabertas desde 20 de maio, lojas registram movimento fraco

Por Osni Machado

Coronavírus em Porto Alegre, Covid-19, Isolamento social, distanciamento social. Na foto: Shopping João Pessoa.
Com a Confira a cobertura completa da pandemia de coronavírus

Pesquisa vai projetar a situação do setor em Porto Alegre para o Dia dos Namorados

A próxima data comercial é o Dia dos Namorados, em 12 de junho, e tanto o Sindilojas quanto a CDL Porto Alegre farão, a partir desta semana, pesquisas para saber a atual situação do setor do varejo. Existe expectativa em relação a um aquecimento nas vendas com a data comemorativa.
Presidente da CDL, Irio Piva informa que, após a data, a pesquisa começará a mostrar os números sobre o desempenho lojista. "Esperamos melhora significativa para os próximos dias", destaca. O dirigente prevê que a volta de movimento dos consumidores ocorrerá de modo gradual, na medida em que ele se sinta em segurança para frequentar os estabelecimentos e ganhar confiança para novamente retornar às compras.
Piva acrescenta que a retomada de outros segmentos da economia também reforçou a confiança das pessoas. A instituição está trabalhando com os lojistas, apelando para que não fechem os seus estabelecimentos definitivamente. O presidente do Sindilojas, Paulo Kruse, diz que a pesquisa é importante e servirá de base para analisar o grau das dificuldades do momento. "Muitas lojas não sabem como vão reabrir e se podem correr o risco ou não", salienta.