EUA mantém veto à carne bovina do Brasil

Anúncio frustra expectativa do governo brasileiro, que fez diversas concessões aos norte-americanos ao longo do ano

Por

Abcessos na carne podem ter causado negativa do governo americano
Em mais um gesto que frustrou o governo Jair Bolsonaro, os Estados Unidos negaram a abertura de seu mercado para a carne bovina in natura do Brasil, pleito que estava incluído nas negociações de uma parceria estratégica acertada com o presidente Donald Trump. A decisão dos EUA é resultado de uma inspeção técnica liderada pelo Departamento de Agricultura no Brasil, cujo relatório foi disponibilizado para o governo brasileiro na quinta-feira passada.
No documento, segundo pessoas com conhecimento do documento, os americanos solicitaram informações adicionais ao governo Bolsonaro e estabeleceram que uma nova inspeção sobre a qualidade da carne deverá ser realizada no Brasil. Só depois - dizem os americanos - haverá a possibilidade de as barreiras contra a carne brasileira naquele país serem levantadas. De acordo com interlocutores no governo, isso pode atrasar a abertura do mercado norte-americano em cerca de um ano.
Notícias sobre agronegócios são importantes para você?

China habilita plantas catarinenses para a venda de miúdos de suíno

A China anunciou ontem a habilitação de sete plantas frigoríficas de Santa Catarina para exportar miúdos de suínos. "As exportações já podem ter início imediato. Medida vai movimentar a economia catarinense e gerar mais renda para os produtores rurais", afirmou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em sua conta oficial do Twitter.
Segundo a titular da pasta, a habilitação é consequência da missão recente do governo federal à Ásia. "A habilitação é resultado das tratativas realizadas durante viagem do presidente @Jairbolsonaro ao país asiático no fim de outubro", acrescentou a ministra. Das sete plantas de miúdos de suínos de Santa Catarina habilitadas para exportar à China, duas são da Seara (JBS), duas da Aurora e duas da Pamplona Alimentos. A sétima unidade é da BRF.