Audiência pública discute projeto de mina de carvão em Eldorado do Sul

Implementação do empreendimento na Região Metropolitana de Porto Alegre divide opiniões

Por Jefferson Klein

Visita Deputado Edegar Pretto, presidente da Assembléia Legislativa.
A capital gaúcha será o novo palco para o debate de um assunto que vem sendo motivo de muita controvérsia nos últimos meses: o projeto de implantação de uma mina de carvão no município de Eldorado do Sul que alimentará um complexo carboquímico na Região Metropolitana de Porto Alegre. A audiência pública foi solicitada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e será realizada no Auditório Dante Barone, nesta segunda-feira, das 18h às 22h.
Notícias sobre economia são importantes para você?

Defensores e opositores podem participar

A presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), ressalta que a audiência desta segunda-feira precisa abordar o "ponto e o contraponto". Estarão presentes palestrantes favoráveis e contrários à mina de carvão em Eldorado do Sul. Deverão apresentar posições sobre o tema integrantes da Fepam, do Ministério Público, da Copelmi, entidades civis, parlamentares, entre outros. Também serão sorteados 10 participantes do público para fazerem perguntas sobre o projeto.
Zilá revela que é favorável ao empreendimento e justifica a sua escolha explicando que está acompanhando informações sobre o assunto que apontam que é segura a iniciativa. "Uma empresa que quer investir no Estado, que já tem investimentos aqui, não vai fazer um projeto sem ter todo o cuidado técnico e análises", sustenta. O evento será realizado no Auditório Dante Barone, que tem capacidade para receber aproximadamente 600 pessoas. Se a expectativa de um público participante maior for confirmada, existe a perspectiva de que um telão seja disponibilizado para quem ficar fora do prédio.