Rio Grande do Sul já tem lavouras de trigo prontas para colher

Desenvolvimento das plantações é considerado bom, diz Emater

Por

No Rio Grande do Sul, cultura do cereal ocupa 739 mil hectares
No Estado, 7% das lavouras de trigo encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo (perfilhamento e alongamento do colmo), 32% na fase de floração, 58% delas estão na fase de enchimento do grão e em 3% delas, o grão já encontra-se maduro por colher. Nas principais regiões produtoras, o desenvolvimento das plantações é considerado bom, com baixa incidência de doenças e pragas. De acordo com a Emater, a área de trigo estimada nesta safra é de 739,4 mil hectares.
A área cultivada com canola no Rio Grande do Sul corresponde a 92,9% da área estimada para o Brasil. E a estimativa da Emater para o plantio nesta safra é de 32,7 mil hectares, com rendimento médio de 1.258 quilos por hectare. Entre as lavouras do Estado, 12% delas se encontram na fase de floração, 46% na fase de enchimento do grão, em 20% das lavouras a canola está madura por colher, e 22% colhida.
Notícias sobre agronegócios são importantes para você?
>> Assine o JC e receba conteúdos como este onde você estiver. Descubra como! <<
O levantamento da Emater para a área implantada com cevada no Estado é de 42,4 mil hectares, com rendimento médio de 2.073 quilos por hectare. Em 8% das lavouras, a fase é de desenvolvimento vegetativo, 26% delas estão em fase de floração, 50% na fase de enchimento do grão e 16% maduro por colher. De modo geral, o desenvolvimento das lavouras no Estado é considerado bom. A área cultivada com a cultura no Estado corresponde a 36,6% da área estimada para o Brasil.
A área estimada com plantio de aveia branca para grão é de 299,9 mil hectares, com produtividade esperada de 2.006 quilos por hectare. A área cultivada com aveia no Estado corresponde a 78,8% da área estimada para o Brasil. No Estado, 2% das lavouras encontram-se na fase de desenvolvimento vegetativo, 14% em floração, 63% na fase de enchimento do grão, em 12% delas a aveia está madura por colher, e 9% das lavouras foram colhidas.
 

Milho apresenta 43% da área plantada

A estimativa da Emater para safra de milho 2019-2020 indica uma área de 771.578 hectares, um aumento de 1% em relação à safra anterior e uma produção estimada de mais de 5,9 milhões de toneladas. Isso resulta em produtividade de 7.710 quilos por hectare. Cerca de 43% das lavouras do grão no Estado já foram plantadas. As regiões onde o plantio mais avançou foram as de Santa Rosa, Frederico Westphalen, Ijuí, Soledade, Passo Fundo e Erechim.