Resíduos industriais e do agronegócio viram adubo de orgânicos

Cooperativa do Vale do Caí desenvolve modelo pioneiro de biodigestão no Estado

Por

Refugos se transformam em insumos ecológicos pioneiros no País
Um novo passo para o fomento de uma produção orgânica em grande escala acaba de ser dado no Estado. Depois de mais um década de pesquisa, e cerca de R$ 5,5 milhões investidos, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), especializada na produção de óleos e sucos cítricos, implanta um novo sistema de biodigestores que transforma resíduos de origem animal e vegetal em fertilizantes orgânicos para a produção de seus associados. Com isso, o refugo das indústrias de laticínios, bebidas, celulose, biodiesel e grande volume de resíduos originados por frigoríficos de aves e suínos, tanto no abate como no processamento, passa a ser convertido em fertilizantes ecológicos na Ecocitrus, sediada em Montenegro.
Conforme Adriana Kleinschmitt, responsável técnica pela aplicação dos fertilizantes, são vários os fatores que determinam a construção dos biodigestores, e consequentemente, a produção do adubo, como pioneira no Brasil. Por exemplo, enquanto os biodigestores disponíveis no mercado brasileiro trabalham com a mono biomassa, ou seja, com apenas um tipo de resíduo, no processamento da Ecocitrus todos eles misturados e biodigeridos juntos.
Até então, os resíduos orgânicos de modo geral são tratados através da compostagem, um processo sólido, que demanda revolvimento mecânico. Isso faz com que o gerador do resíduo tenha que solidificar sua matéria para levar à usina de compostagem, o que acaba demandando alto investimento. "Sabemos que isso influência o despejo dos resíduos em aterros sanitários, mesmo sendo ilegal. Nosso diferencial é que o processamento trabalha com lodos e líquidos, além de ser mais rápido que a compostagem", diz Adriana.
Enquanto o tratamento de biodigestão da Cooperativa, que se dá via anaeróbica (realizado por bactérias em espaços de ausência de oxigênio e locais fechado), leva cerca de 90 dias para gerar o fertilizante, na compostagem esse processo dura cerca de 120 dias.
Segundo o presidente da Ecocitrus, Maique Kochenborger, não havia referências no Brasil para o desenvolvimento desses biodigestores. "Nos baseamos no modelo alemão, mas eles são muito mais caros. Nosso biodigestor é mais barão e mais eficiente do que alemão", explica Kochenborger.
Buscando potencializar a produção de orgânicos no Vale do Caí, a Cooperativa está distribuindo gratuitamente os insumos para os cerca de 100 agricultores cooperativados, e às demais produções de orgânicos da região. "Isto incentiva o escalonamento dos orgânicos e um ciclo de produção ecologicamente correto, que vai do fertilizante aos óleos e sucos da Cooperativa", ressalta o presidente.
Kochenborger afirma que a tecnologia desenvolvida pela Ecocitrus ainda não está à venda, mas Adriana acrescenta que há interesse em disseminar a nova fórmula. "A Ecocitrus está disposta a auxiliar na criação de novas estações que trabalhem com esse tipo de tratamento de resíduos. É uma ferramenta que potencializa de maneira inovadora a produção de orgânicos", diz a responsável a técnica. Fechando o ciclo sustentável da Ecocitrus, o biogás oriundo da biodigestão dos resíduos é utilizado a pleno como gerador de toda a energia elétrica utilizada na Usina de Compostagem da Cooperativa, onde os resíduos são transformados em fertilizantes.

Diferenças entre adubo orgânico e químico

Todo fertilizante é composto baseado em uma relação de equilíbrio entre carbono, nitrogênio, potássio e fósforo. Porém, enquanto no fertilizante químico a receita é sempre a mesma, ou seja, a mesma quantidade desses dois elementos químicos (carbono, nitrogênio, potássio e fósforo), na produção de fertilizantes orgânicos a padronização fica mais difícil.
Nos orgânicos, o teor de cada elemento depende dos resíduos que entraram na linha de produção, então cada lote de adubo tem uma certa variação nos teores de nitrogênio, fósforo, potássio e assim por diante. "Não conseguimos ainda potencializar um elemento ou outro. O adubo vai sair conforme a linha de processo", ressalta Adriana Kleinschmitt, responsável técnica pela aplicação dos fertilizantes. De acordo com Adriana, o composto criado pela Ecocitrus serve para qualquer tipo de produção orgânica. "Só tem que ver qual a demanda do solo para que aplicação seja feito de forma correta, mas isso é uma questão agronômica, vai depender o laudo técnico do agrônomo", explica a responsável técnica.