99 investe na segurança de passageiros e motoristas na Capital

Câmeras devem registrar imagens em tempo real

Por

Aplicativo 99 expande instalação de câmeras de segurança nos carros de Porto Alegre
Aplicativos de mobilidade urbana estão investindo em ferramentas para gerar mais segurança aos passageiros e motoristas. Em Porto Alegre, a 99 instalou - em fase de testes - câmeras nos veículos, sendo a única empresa no Brasil a realizar esta prática.
A câmera é diretamente conectada à Central de Segurança da 99, onde os dados são processados e mantidos em confidencialidade. O dispositivo garante acesso às imagens quando o motorista está on-line. Além disso, a empresa utiliza lentes com visão noturna e "olho de peixe" (ou seja, um ângulo mais amplo para captação abrangente do que acontece no carro).
O objetivo é que o monitoramento iniba eventuais incidentes. A tecnologia vai operar aliada à inteligência artificial, que monitora o perfil de todas as chamadas. Assim, o aplicativo pode identificar situações de risco e tomar as medidas cabíveis, acompanhando o que acontece no veículo. O material também poderá ser usado para ajudar na identificação de pessoas que cometem infrações.
Pedro Gomes, diretor de Operações da 99 no Rio Grande do Sul, justifica a medida, que já funciona em São Paulo e Manaus. "A gente está vendo Porto Alegre como uma das principais cidades do Brasil. E ampliar a segurança é um fator fundamental para este desenvolvimento", destaca ele.
Pedro informa, ainda, que a 99 traz muita inovação do exterior. "Fazemos parte de uma empresa global, a DiDi, que investe em projetos de inovação no mundo todo, e no Brasil não será diferente", garante o executivo.

Veja mais

Veja em www.jornaldocomercio.com dicas de segurança preparadas pela equipe da 99 na hora de pedir um carro por aplicativo.