IBM reforça estratégia junto a ecossistemas de inovação

Portal vai ajudar na capacitação das startups em IA e Blockchain

Por Patricia Knebel

Especialistas participam, durante esta semana, do evento IBM Cloud Discovery, realizado em São Paulo
Inteligência Artificial (IA) e Blockchain são as tecnologias que estão fortemente no radar das jovens empresas brasileiras que usam o portfólio da IBM para desenvolver produtos e soluções inovadoras. A partir de agora, elas terão uma oportunidade de amadurecer melhor essas novidades para os negócios com o https://developer.ibm.com, um portal que vai ajudar na capacitação dessas tecnologias com foco nos desenvolvedores que estão dentro das startups.
A estratégia da IBM é diminuir o caminho de aprendizado dessas novidades e permitir que as jovens empresas consigam escalar mais rápido e com simplicidade. A proximidade com os ecossistemas de inovação é uma nova rota dentro da estratégia de futuro da multinacional. "Está no DNA da IBM transformar e ajudar a impactar a sociedade, e, para isso acontecer, não temos dúvidas de que o caminho é apoiar as startups", relatou a líder da área de Ecossistemas de desenvolvedores e startups da IBM Brasil, Flávia Carvalho, durante o IBM Cloud Discovery, que acontece nesta semana em São Paulo.
A IBM tem um programa de suporte às startups há seis anos, que facilita que os pequenos empreendedores tenham acesso à tecnologia da multinacional sem custo. A forma como a multinacional procura apoiar as startups tem sido proporcionar acesso às tecnologias de ponta, desde infraestrutura em cloud até em serviços como de IA e Blockchain.
"Cloud é o motor que permite à aceleração da inovação, na medida em que reduz o custo de experimentação. Se as startups não tivessem essa opção hoje em dia, seria muito difícil", admite o executivo de Watson & Cloud Plataform da IBM Brasil, Marcos Paraiso. Dentro desse ecossistema, a multinacional oferece créditos por 12 meses para as jovens operações usarem a nuvem da IBM até conseguirem caminhar com as próprias pernas.
Atualmente, 3 mil startups do mundo usam tecnologia da IBM. "As jovens empresas cada vez mais poderão usar essas tecnologias para desenvolver soluções simples e escaláveis, e capazes de acelerar a disrupção do mercado", projeta Flávia. A procura por IA é grande: a IBM registrou, neste ano, um aumento de 30% das startups que usam as APIs e os serviços do Watson.
"Esse crescimento tem sido expressivo porque a Inteligência Artificial é uma tecnologia core, que pode ser aplicada em diversos segmentos e produtos. Mas ainda tem uma caminhada até isso ser um processo maduro", analisa. Da mesma forma, Blockchain e Computação Quântica tem grande potencial de aplicação nos próximos cinco a 10 anos.

Embratel e IBM se unem para expandir soluções digitais

Foi durante o IBM Cloud Discovery que a Embratel e a IBM anunciaram uma parceria para ampliar a oferta de soluções digitais ao mercado corporativo brasileiro por meio de modelos flexíveis de consumo via cloud.
Dentro da primeira fase, a perspectiva é fornecer ao mercado, de forma integrada, soluções cognitivas com IBM Watson, serviços gerenciados de segurança com solução IBM QRadar Security Information and Event Management (SIEM), soluções em IBM Cloud e serviços de nuvem híbrida e automação.
A diretora de Canais da IBM Brasil, Marcela Vairo, explica que a parceria expande o alcance da oferta soluções cognitivas e na nuvem da IBM para uma importante base de clientes do País. "Unimos a capacidade tecnológica da IBM com o poder da conectividade e da mobilidade da Embratel para entregar inovação, velocidade e agilidade para o sucesso de nossos clientes", comenta.
Segundo a IDC Brasil o mercado de infraestrutura, plataforma e Software como Serviço (SaaS) atingirá US$ 1,7 bilhão em 2018 e praticamente o dobro até 2020. "Estamos unindo nossas especialidades em soluções diferenciadas e inovadoras para o mercado corporativo. As novas parcerias reforçam a atuação da Embratel como integradora e nos torna cada vez mais capazes de atender e antecipar as necessidades dos clientes que desejam promover a transformação digital de seus negócios", afirma o diretor executivo de Alianças Estratégicas da Embratel, Tomaz Oliveira.