Fotógrafo Cláudio Etges morre vítima de Covid aos 62 anos

Mesmo tendo tomado as três doses da vacina contra a doença, ele foi infectado

Por

Etges tinha como marca de seus trabalhos capturar momentos únicos da arte
Com mais de 40 anos de experiência em fotografias e reconhecido internacionalmente por seu estilo único dedicado a registrar arte, em especial a dança, o teatro e a música, Cláudio Etges, 62 anos, perdeu a batalha para a Covid-19 na manhã desta terça-feira (30).
Em menos de uma semana, Etges sentiu os sintomas, como dor no corpo, e descobriu que, mesmo tendo tomado as três doses da vacina contra a doença, estava infectado. Com a piora do quadro, foi internado e ficou entubado dois dias na UTI, onde acabou falecendo.
Natural de Porto Alegre, formou-se em Psicologia pela Unisinos, mas sempre se dedicou a registrar imagens com seu toque especial. Suas fotos foram publicadas em outdoors, cartazes, CDs, livros, revistas, e jornais de abrangência nacional e internacional.
Desde 1980, dedicou-se profissionalmente a fazer o registro de grupos de dança e teatro em Porto Alegre e no interior do Estado, trabalho este que resultou em um dos maiores acervos fotográficos do movimento cultural gaúcho, com a publicação de livros, exposições e no recebimento de prêmios e homenagens.
Seus últimos trabalhos estavam voltados ao registro de importantes Escolas de Dança e Festivais em Porto Alegre, no interior do estado e em Santa Catarina. Etges desenvolvia também trabalho documental de expressão pessoal em estúdio e em eventos especiais.
Ao longo do sua trajetória, realizou exposições em diferentes espaços culturais de Porto Alegre, do interior do Estado e de Santa Catarina e integrou a equipe de fotógrafos que publicou um livro em comemoração aos 150 anos do Theatro São Pedro.

Premiações do artista

  • 1996 – Troféu Açorianos Especial, oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em reconhecimento ao seu trabalho como fotógrafo das artes cênicas na cidade de Porto Alegre.
  • 2003 - Troféu " Bandoneon", oferecido pela casa de espetáculos El Tango, por contribuir com o trabalho fotográfico na divulgação do tango na imprensa.
  • 2004 - "Destaques da Dança", oferecido pelo teatro do SESI, pela contribuição à arte da dança no estado do Rio Grande do Sul.
  • 2007 -"Incentivo à Arte da Dança", oferecido pela Sociedade Pró Ballet de Caxias do Sul durante o VII Festival Latino-Americano de Danças.
  • 2008 - Troféu Açorianos Especial, oferecido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, pela qualidade de seu trabalho no registro das artes cênicas da cidade.
  • 2020 - Acrescer 2020 Prêmio Açorianos de Dança - Personalidade do Ano.
  • 2021 - Prêmio Trajetórias Culturais - RS.