Festival de Animação começa na Cinemateca Capitólio nesta quinta-feira

Curta premiado 'Genius Loci' integra o ciclo 'Best of 2020-21!'

Por

Animação francesa 'Genius Loci' é uma das atrações do Fantaspoa
Em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, com apoio da Cinemateca da Embaixada da França e do Institut Français, a Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085) promove o Festival de Cinema de Animação a partir desta quinta-feira (21). Até 9 de novembro, a programação apresenta o ciclo Tudo é político!, com cinco destaques contemporâneos em torno de questões históricas de países como Líbano, Espanha, Camboja, França e África do Sul.
O diretor francês Aurel vem Porto Alegre para comentar, em 9 de novembro a sessão de Josep, história de amizade no contexto da ditadura Franquista na Espanha, que integrou a seleção oficial do Festival de Cannes em 2020 e foi apresentado no tradicional Festival de Annecy.
Também serão exibidos clássicos realizados por nomes consagrados da animação francesa como René Laloux, Paul Grimault e Jean-François Laguionie, além do ciclo Best of 2020-21!, com seis curtas de animação selecionados e premiados durante o ano em eventos como Oscar, César, Annecy, Clermont-Ferrand e Premiers Plan d'Angers.
A Sessão Vagalume, realizada pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, para crianças de todas as idades, apresenta o programa Ao Ar Livre, com oito pequenas histórias animadas vivenciadas em montanhas, jardins e florestas. Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/4611/sessao-vagalume-ao-ar-livre/.
O valor do ingresso para as atrações é R$ 10,00.
A Cinemateca Capitólio e o Cineclube Academia das Musas, coletivo que estuda obras dirigidas por mulheres, promovem duas sessões especiais do Projeto Raros no fim de outubro. Nesta sexta-feira (22), às 19h30min, será exibido The Student Nurses, uma subversão do cinema exploitation dirigido por Stephanie Rothman, com produção de Roger Corman. No dia 29, também às 19h30min, será apresentado o longa francês Simone Barbès ou a Virtude, de Marie-Claude Treilhou. As sessões têm entrada franca.
Já no sábado (23), às 17h, ocorre no local uma sessão de pré-estreia do filme mexicano Sanctorum, de Joshua Gil. O valor do ingresso é R$ 16,00.

Montagem 'Edifício Cristal' no Capitólio

Após cumprir uma temporada de estreia na Casa de Cultura Mario Quintana, seguida de período exposta no Multipalco Eva Sopher, a instalação Edifício Cristal participou do Festival Palco Giratório Sesc 2021 e, nesta quinta-feira (21), é recebida pela Cinemateca Capitólio (Demétrio Ribeiro, 1.085). As visitações são gratuitas, sempre de terças-feiras a domingos, das 14h às 19h.
A Cia. Incomode-Te buscou um caminho próprio repleto de criatividade para reproduzir a vida e suas emoções, em pouco espaço, durante a crise sanitária do novo coronavírus. Assim nasceu Edifício Cristal, uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente dez apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada apartamento foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes da companhia.

GRADE DE HORÁRIOS DO FESTIVAL DE ANIMAÇÃO

21 de outubro (quinta-feira)
17h – Best of 2020-21!
19h – Josep
 
22 de outubro (sexta-feira)
17h – Os Mundos Imaginários de Jean François Laguionie
 
23 de outubro (sábado)
15h – Sessão Vagalume: Ao ar livre!
19h – O Estado Contra Mandela e os Outros
 
24 de outubro (domingo)
15h – Sessão Vagalume: Ao ar livre!
19h – Um Homem Está Morto
 
26 de outubro (terça-feira)
17h – O Rei e o Pássaro
19h – Funan
 
27 de outubro (quarta-feira)
17h – Os Caracóis + O Planeta Fantástico
 
28 de outubro (quinta-feira)
15h – Josep
17h – O Estado Contra Mandela e os Outros
 
29 de outubro (sexta-feira)
15h – Wardi
17h – Funan
 
30 de outubro (sábado)
15h – Best of 2020-21!
17h – Os Mundos Imaginários de Jean François Laguionie
 
31 de outubro (domingo)
15h – O Rei e o Pássaro
17h – Os Caracóis + O Planeta Fantástico
 
2 de novembro (terça-feira)
15h – O Estado Contra Mandela e os Outros
17h – Wardi
3 de novembro (quarta-feira)
15h – Os Mundos Imaginários de Jean François Laguionie
17h – Um Homem Está Morto
 
9 de novembro (terça-feira)
 
19h – Josep + debate com Aurel