I Festival Cinema Negro em Ação divulga produções selecionadas

Curadoria publicou nesta quinta-feira (5) no site da Sedac os selecionados entre 280 obras inscritas na mostra competitiva

Por

Títulos da mostra competitiva serão exibidos na TVE entre 20 e 27 de novembro
A curadoria do I Festival Cinema Negro em Ação publicou nesta quinta-feira (5), no site da Sedac, os selecionados entre 280 obras inscritas na mostra competitiva do evento. O anúncio dos concorrentes também teve transmissão ao vivo pela internet e pela TVE-RS, apresentado por Fernanda Bastos, jornalista da emissora pública, e por Clarissa Lima, jornalista da Sedac.
Em ação afirmativa inédita, os 33 concorrentes na categoria curta-metragem, cinco longa-metragens, 19 videoclipes e 16 selecionados na modalidade videoarte serão exibidos em 20 horas de programação da TVE-RS, canal 7.1 no sinal aberto, canal 7 na NET ou online em tve.com.br/tve.ao.vivo. Também vai ser possível acompanhar as exibições pela fanpage da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) no Facebook.
O evento realizado pela CCMQ e pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine) – instituições da Sedac – será realizado de 20 a 27 de novembro, como parte da programação do Mês da Consciência Negra. A maioria dos trabalhos selecionados leva assinaturas de mulheres e os concorrentes são de estados de todas as regiões do Brasil e também de Portugal.
O diretor do Iecine, Zeca Brito, vê o Festival Cinema Negro em Ação como um marco nas políticas afirmativas do audiovisual gaúcho: “Os selecionados também serão exibidos na plataforma Cultura em Casa, para todo o Brasil, e nas redes sociais da CCMQ e do Iecine”.
Já o diretor da CCMQ, Diego Groisman, situa o festival dentre as ações sempre pautadas pelas políticas da inclusão e da diversidade conduzidas pela Sedac. “Viabilizar um evento que busca valorizar a produção audiovisual de pessoas negras é algo muito importante para a gente. A Camila de Moraes, idealizadora e curadora do projeto, é a única mulher negra a dirigir um filme longa-metragem no circuito comercial brasileiro, nos últimos 35 anos, pelo menos. É um dado estarrecedor como este que nos mostra o quão importante é existir um evento como o I Festival Cinema Negro em Ação”, avalia Groisman.
A secretária da Cultura do Estado, Beatriz Araujo, destaca a dimensão do festival, agradecendo a participação de mais de 300 inscritos, de todas as regiões do País e de países do exterior, diretores que escolheram o Rio Grande do Sul para exibir seus filmes. “O Cinema Negro em Ação hoje é uma realidade. Uma ação afirmativa que contempla toda a diversidade da produção negra do audiovisual brasileiro. A Sedac se orgulha de promover este festival, que irá revelar uma novíssima produção, construindo empatias, empoderando e dando visibilidade a esses realizadores”, comemora Beatriz.

Riqueza cultural será atração na tela da TVE

Seis produções realizadas no Rio Grande do Sul integram a lista da curadoria do Festival Cinema Negro em Ação em espetáculo homônimo, apresentado em 2019 em Porto Alegre. RosaCosta assina direção, trilha, edição de som e imagem, sobre texto de Eliane Marques narrado por Simone Rasslan. As cenas de dança são protagonizadas por Danielle Costa, e há a participação especial da tia do diretor, Célia Ferraz da Rosa. 

Clipe da cantora Monique Brito foi filmado em Salvador

Na categoria de longa-metragem, seis títulos foram anunciados; sendo três de São Paulo, um do Espírito Santo e um do Rio Grande do Sul. O representante local é Argus Montenegro & a instabilidade do tempo forte, documentário sobre a trajetória do baterista, de Pedro Isaias Lucas, uma produção de 2012 (Okna).
Para a mostra de videoclipes, foram escolhidos cinco vídeos de produções gaúchas, o Estado com maior número de selecionados, seguido por Maranhão e São Paulo, com quatro cada.
Do Rio Grande do Sul, está Azul, de