Dani Espíndola lança e-book 'Tanto fiz que deu poema'

Ao ser diagnosticada com Covid-19, isolou-se da família e encontrou na poesia um refúgio para a quarentena

Por

Professora estreia na poesia e tem live de lançamento nesta quarta-feira (28)
A professora Dani Espíndola descobriu-se poeta durante a pandemia. Ao ser diagnosticada com Covid-19, isolou-se da família e encontrou na poesia um refúgio para o momento. O resultado é Tanto fiz que deu poema (Edição da autora, 2020, 38 págs.), um e-book disponibilizado na web gratuitamente.
A obra tem evento de apresentação online hoje, às 18h30min, na página do Gravador Pub no Facebook. O livro tem prefácio do companheiro, músico, compositor e professor universitário Frank Jorge. Ele será o convidado da live de Dani, comentando sobre o lançamento, em versão single, da música Caminada; além da baterista Biba Meira, amiga da autora há muitos anos, que contará detalhes de Micros, projeto musical criado durante a quarentena. A apresentação do evento será do músico King Jim e de Gabriel Vieira Lopes-Salomão, proprietário do Gravador.
No texto de introdução, Frank Jorge comenta que, após se recuperar da Covid, Dani retomou seu trabalho como professora e “seguiu escrevendo poesia com regularidade-intensidade, falando através de heterônimos sobre amor, silêncios, liberdade, desapegos, desejos íntimos e projeções de uma vida melhor, quem sabe, em outro lugar, outro país”. E prossegue, explicando sua relação próxima com a autora: “Eu, esposo-amigo-fã de Daniela, tive a sorte grande de vê-la como poeta antes mesmo que ela soubesse há uns 20 e tantos anos quando ficamos juntos pela primeira vez.”
O e-book conta com uma seleção de 30 poemas, acompanhados de reproduções de obras de artistas plásticos escolhidas pela escritora. Disponível ao público há poucos dias, o livro digital já teve pelo menos 200 downloads, após divulgação nas redes sociais da autora.

Safra de poemas pandêmicos

Daniela Espíndola é formada em Letras (Português-Inglês), especialista em Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa. É professora há mais de 30 anos e tem em sua trajetória de vida a profunda crença de que a educação e as artes podem transformar as pessoas e o mundo.
"Registrei as palavras que em mim surgiam neste mundo paralelo das redes sociais. E não parei mais; duas centenas de poemas depois, seguimos em lua-de-mel, os muitos poemas e os tantos eus”, destaca a autora, na apresentação da obra Tanto fiz que deu poema.

Confira alguns versos do livro

 

CONTRADIÇÕES

"Há um enorme descompasso
Entre o que sinto e o que faço
Erro o tamanho do verso
Piso em falso
Desafino o tom da rima
Quebro a métrica
Esculhambo a metonímia
Numa lucidez histérica
O equilíbrio é percalço
Nada em mim combina
Talvez esta seja a sina
Viver o voo que não alço."