Ospa encena ópera Orfeu e Eurídice nesta semana na Capital

Ospa encena ópera Orfeu e Eurídice nesta semana na Capital

Por

Ospa irá apresentar Orfeu e Eurídice em duas noites no Theatro São Pedro
A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) revisita uma das obras-primas sobre a mitologia grega no palco do Theatro São Pedro. A ópera Orfeu e Eurídice, de Christoph Willibald Gluck, que rompe com a tradição italiana, será encenada no próximo fim de semana - sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
O maestro Evandro Matté conduzirá a apresentação, que conta com a participação do Coro Sinfônico da orquestra, de bailarinos da Companhia Municipal de Dança de Porto Alegre e de uma equipe de solistas. A direção cênica fica a cargo de William Pereira, que dará roupagem contemporânea ao espetáculo. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro São Pedro, por valores entre R$ 60,00 e R$ 130,00.
Há três anos, a orquestra retomou a apresentação de óperas encenadas do repertório tradicional com as montagens de Don Pasquale (2016), de Don Giovanni (2017) e da opereta A viúva alegre (2018).
Notícias sobre cultura são importantes para você?
Para encenar a ópera, a sinfônica recebe um elenco variado. A mezzo-soprano Denise de Freitas interpreta Orfeu. Aclamada pela crítica especializada, a cantora é recordista de óperas no Theatro Municipal de São Paulo, representando os mais diversos papéis, de homens a mulheres.
Eurídice é revivida pela soprano Carla Cottini. Vencedora do Prêmio Revelação no 10º Concurso de Canto Maria Callas, a cantora é mestre em interpretação pelo Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo, na Espanha.
O papel do Cupido ficará com Raquel Fortes, que atuou pelas principais orquestras do Estado, integrando também o primeiro Opera Studio do Theatro Municipal de São Paulo, no qual apresentou Primeira-Dama e Rainha da Noite da ópera A flauta mágica, de Mozart.

Recital de canto e piano

Amanhã, às 12h30min, o barítono Marcelo Spritzer e o pianista Patrick Menuzzi realizam um recital de canto e piano no projeto Musical Évora. No programa, canções hebraicas, áreas de óperas e arranjos musicais alemães. Com entrada franca, o recital acontece na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher.
O projeto proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca, sempre nas quartas-feiras úteis, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do País e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando diferentes estilos, como erudito, MPB, choro e jazz.
Spritzer tem mais de 20 anos de carreira e dedicou-se, principalmente, ao canto litúrgico sinagogal, tendo participado de diversos festivais latino-americanos do estilo. Na área do canto erudito, participou do projeto Ospa nos templos, cantando em diversas ocasiões em igrejas e sinagogas do Rio Grande do Sul, sob regência do maestro Túlio Belardi.
Menuzzi, por sua vez, estuda piano desde os cinco anos. Recentemente, participou de masterclasses com pianistas brasileiros e internacionais, como Olinda Allessandrini, André Loss, Ney Fiaknow e Catarina Domenici. Desde 2013, tem trabalhado como pianista colaborador em classes de canto em Pelotas e na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, em Rio Grande.