Melo aposta em 'fatiar' Plano Diretor da Capital

Governo avançou com pautas urbanas no primeiro ano de gestão

Por

Prefeito Melo na apresentação da proposta para o Centro, em agosto
A expectativa de retomar a revisão do Plano Diretor de Porto Alegre não foi atendida em 2021, mesmo assim a pauta urbana esteve presente no primeiro ano do governo Sebastião Melo (MDB) à frente da prefeitura. Em diversas declarações nos últimos 12 meses, Melo deu o tom do que espera para o planejamento urbano na Capital: prédios mais altos, desregulamentação e definição das regras para a construção por regiões.
"Existem muitas cidades dentro da cidade" investigação do Ministério Público Estadual, assim como a ideia de fatiar o planejamento.
Sebastião Melo conhece o terreno e o tamanho do desafio que está enfrentando - vale lembrar que ele presidiu a Câmara Municipal em 2008 e 2009, quando tramitou a primeira revisão da lei que instituiu em Porto Alegre o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). A escolha de fazer alterações por partes pode ser entendida como a forma que o prefeito encontrou para garantir protagonismo no planejamento da cidade no seu mandato à frente do Paço Municipal.

Paralelas

Protagonismo

A articulação com o Legislativo a cada novo projeto apresentado e a ampla base que formou na Câmara garantiram ao prefeito Sebastião Melo facilidade para aprovar as propostas do governo colocadas em votação no ano que se encerra. A enviar para a Câmara em 2023.