Reconstrução das casas na Vila Cai Cai pode ser modelo

Projeto de habitação popular atende necessidades de cada família

Por

Maquele eletrônica mostra como ficarão moradias quando prontas
A reconstrução de seis casas destruídas num incêndio em janeiro deste ano na Vila Cai Cai, Zona Sul de Porto Alegre, tem a proposta de estabelecer um novo modelo de habitação popular, diferente do padronizado que é característico dos programas habitacionais públicos. A partir da mobilização da comunidade, com apoio de entidades da sociedade civil e de escritórios de arquitetura, foi elaborado um projeto específico para cada casa, considerando a área disponível no terreno e a melhor estrutura para atender cada família.
Todo trabalho desenvolvido nessa etapa foi voluntário. Agora o que se precisa é recurso em dinheiro para comprar o material e começar a erguer as novas casas. Nasceu daí a campanha virtual "Levanta Cai Cai", aberta para doações até o fim de julho no endereço

Comunidade quer concluir a regularização

A Vila Cai Cai, ou Loteamento Cavalhada, ocupa uma área próxima ao Parque Natural Morro do Osso, na Zona Sul de Porto Alegre. A maior parte das famílias está lá desde 1994, quando foram reassentadas pelo Demhab a partir da comunidade de catadores da Vila Cai Cai, que desde a década de 1970 ficava à beira do Guaíba, próximo do Estádio Beira Rio.
As casas atingidas pelo incêndio de janeiro ficam num beco que se formou depois, ainda não regularizado. "O projeto contempla normas do código de obras e é passível de regularização", explica Cláudia Fávaro. A intenção é anterior ao projeto e a área tem condição de avançar no processo. O objetivo do grupo é, a partir da reconstrução das casas, tratar da regularização do restante do beco, o que pode ser feito por meio de Reurb.

Parceiros da campanha

A campanha "Levanta Cai Cai" é organizada pelos grupos: Associação Mães e Pais pela democracia; Ascat; Avesol; Emef Neusa Goulart Brizola; e Centro Social Gianelli. O projeto das casas foi elaborado pelo escritório Mãos: arquitetura, terra e território, em parceria com o escritório Happy Arquitetura e o Escritório Modelo de Arquitetura da PUC/RS - Lugares Laboratório Urbano.

Livro conta a vida de catador e universitário