O historiador da MPB

Por

Rodrigo Faour
O jornalista e historiador de música brasileira Rodrigo Faour conhece como ninguém a alma e os desvãos da nossa música e tem dedicado sua vida ao assunto, lançando livros, biografias de artistas, gravando entrevistas para o seu canal no YouTube e, atualmente, promovendo lives com grandes nomes da MPB. E como ele mesmo diz, tudo isso sem patrocínio. Foi através dos LPs de Gal Costa, Maria Bethânia, Ney Matogrosso e Chico Buarque que, aos sete anos, Faour se encantou com a MPB e fez disso seu material de trabalho. Produtor de mais de 700 discos, lançou em 2017 o programa MPB com Tudo Dentro, em que semanalmente analisa álbuns de artistas em entrevistas www.youtube.com/rodrigofaouroficial. Com três livros inéditos para lançar, o autor de História Sexual da MPB, Bastidores - biografia de Cauby Peixoto e Angela Maria - A eterna cantora do Brasil, se prepara para uma live com Ivan Lins, marcada para 1º de dezembro.

Histórias apimentadas

História Sexual da MPB é quase um manual para compreender a nossa música, em que Rodrigo Faour narra a evolução e os temas mais polêmicos que permeiam a música popular brasileira, desvendando e interpretando tudo o que a censura e as gravadoras tentavam ocultar, como a sensualidade transgressora, o erotismo velado, o feminismo, as canções de duplo sentido, os temas gays, entre outras pequenas revoluções contidas em suas letras.
 

Retorno

A próxima semana marca a retomada da programação presencial das debutantes do Grêmio Náutico União. Na terça-feira, dia 24, a atriz e diretora teatral, Margarida Leoni Peixoto, dará um wokshop sobre Expressão e Integração, a partir das 19h. Caso haja alguma mudança na orientação de flexibilização por parte dos órgãos públicos, a programação poderá sofrer alterações. As 43 inscritas no Debut 2020 passarão por medição de temperatura ao chegar ao clube e deverão participar das atividades usando máscaras, manter o distanciamento recomendado e usar e abusar do álcool gel.
 

Eleição

Paulo José Kolbert Bing e Carlos Alberto Abbud foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Grêmio Náutico União, e estarão à frente da diretoria para a nova gestão 2021/2022. Os novos dirigentes assumirão a presidência, na virada de 2020 para 2021 em cerimônia ainda a definir.
"Existe uma preocupação com a pandemia. Ela afetou a parte financeira, por isso teremos muita prudência". Carlos Alberto Abbud, vice-presidente.
"Vou fazer as coisas um pouco diferente, mas dentro do espírito unionista. O associado pode esperar muito trabalho e a porta estará sempre aberta para conversarmos". Paulo Kolberg Bing, presidente