Mestre do isolamento

"Hopper traduziu o estilo de vida da América do Norte, bucólica, moderna, solitária. É como se ele travasse um conflito entre a América do passado e a atual, a natureza versus a modernidade. Sua obra não apresenta nenhuma emoção, quase como se ele fizesse uma limpeza nas emoções do quadro, provocando inquietação ou felicidade, depende da leitura de cada um." Tania Bian professora de História da Arte

Por

Aves Noturnas, de Edward Hopper
Um lado positivo destes tempos de isolamento social é a busca por referências artísticas e históricas que possam nos amparar e acrescentar um pouco mais de conhecimento ao dia a dia. Vale lembrar de Edward Hopper, pintor norte-americano, morto em 1967, que foi um exímio pintor da solidão e do American Way of Life. Conhecido por suas obras realistas de cenários urbanos e rurais, Hooper se notabilizou por captar fragmentos de solidão de seus personagens sugerindo o vazio da alma humana, em paisagens imensas, porém desertas, dominadas por um silêncio e uma luz perturbadores. Tudo isso em uma obra que foi definida por Freud como a busca da compreensão subjetiva do homem moderno e de seus problemas.

Doações I

Integradas no combate à disseminação da Covid-19, as participantes do Grupo Bem-Me-Quer da AABB Porto Alegre estão produzindo aventais de forma voluntária para serem doados ao Hospital Divina Providência. Inicialmente, serão 150 unidades para utilização dos profissionais da saúde. É importante ressaltar que o material está sendo produzido em casa para garantir a segurança e a saúde das voluntárias.

Doações II

O Grupo União Voluntários entregou, recentemente, o resultado de suas campanhas de doação de alimentos, leite e produtos de higiene pessoal em instituições como Instituto Popular de Arte-Educação, Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, Associação Comunitária Terapêutica Ecumênica, Associação Educacional Beneficente Emanuel, Centro de Tratamento Terapêutico Santo Antônio e Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos. Esses itens foram arrecadados através de campanhas institucionais no baile de Carnaval infantil e no Talk Show do Dia da Mulher, além de doações feitas por estudantes do curso de Medicina da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), das debutantes 2020 e associados.

Limpeza geral

Aderindo à campanha de higienização para deter a disseminação do coronavírus, até o personagem Cascão, de Mauricio de Sousa, resolveu tomar banho para dar um bom exemplo. A imagem do simpático garoto que odeia água e tem medo de tomar banho correu as redes sociais em apoio à causa de prevenção à Covid-19.

Vídeos

A partir desta edição, está disponível, no YouTube, uma playlist de vídeos produzidos pela coluna sobre assuntos ligados a entretenimento, arte e cultura. Confere lá.