Plano Diretor para o 4º Distrito é tema de aula livre online

Arquitetos da pasta de Meio Ambiente vão detalhar projeto com incentivos para a região

Por

Região tem o Masterplan, um conjunto de estudos para promover a revitalização. pronto desde o ano passado
Uma das regiões emergentes para negócios, incluindo varejos, em Porto Alegre pode ter regras próprias de como implantar empreendimentos e ocupar espaços. Para detalhar propostas para o 4º Distrito da Capital, originalmente berço industrial e de comércio da Capital, uma aula livre vai ocorrer nesta quinta-feira (2), aberta ao público interessado. 
A transmissão ao vivo começa às 13h pelo Youtube, no link https://tinyurl.com/responsivecitiesospa. A iniciativa é promovida pelo Instituto Cidades Responsivas, do grupo Ospa.
Participam os arquitetos e urbanistas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre (Smamus) Vaneska Paiva Henrique e Guilherme Silveira Castanheira. O dois vão detalhar o plano entregue pelo prefeito da Capital, Sebastião Melo, à Câmara para ativar o desenvolvimento da região.
O projeto de lei lista incentivos tributários e urbanísticos, diversidade arquitetônica e liberdade nas construções. A meta é triplicar o número de imóveis ocupados na região nos próximos anos.
Vaneska é coordenadora de Planejamento Urbano da Smamus, é graduada e mestre em Modelagem da Forma Urbana e da Edificação pela Ufrgs. Castanheira é chefe da Unidade de Projetos Urbanos da Prefeitura, graduado na Uniritter e mestre em Construção e Reabilitação Sustentáveis pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, em Portugal.