Zara fecha uma das duas únicas lojas no Rio Grande do Sul

Unidade funcionava desde a fundação do BarraShoppingSul em Porto Alegre

Por

A Zara do BarraShoppingSul fechou no início de fevereiro
A Zara, uma das maiores varejistas de moda do mundo, fechou em um dos maiores shopping centers de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Presente no portfólio de lojas desde a abertura do BarraShoppingSul, em 2008, a marca encerrou a atividade no começo desta semana no empreendimento. 
O último dia de operação foi na segunda-feira (31 de janeiro), informou o shopping. No site do estabelecimento, porém, a loja ainda aparece na lista de varejos da operação, em consulta feita na manhã deste sábado (5). 
Mais lojas fecharam nesta semana em Porto Alegre e na Região Metropolitana.
As últimas unidades de rua da rede de fast-food Pizza Hut, na Capital, também operaram até o dia 31. A filial da Gang no Canoas Shopping, em Canoas, atendeu até a quinta-feira (3), segundo a administração do centro comercial. A franquia do Tevah, que está desde a inauguração no Shopping Praia de Belas, fecha este mês. 
Um cartaz pequeno foi colado nas vitrines que estão cobertas, com o aviso de que trocas de produtos podem ser feitas em qualquer loja da rede no Brasil. A filial mais próxima e única no Estado fica no Shopping Iguatemi.
No mesmo corredor, no piso Jockey, abriu em frente, em setembro do ano passado, a guide shop da Amaro, rede de moda que começou no digital e migrou para o ponto físico.
No BarraShoppingSul, outra marca que se retirou foi a Granado, na área de cosméticos e beleza, no começo de janeiro, informou o shopping.  
O movimento de fechamento de unidades pela Zara foi admitido no começo de 2021, e o alvo seriam pequenas operações em todo o Brasil.
O especialista e coordenador de varejo do Sebrae-RS, Fabiano Zortéa, observa que a rede espanhola já foi a maior varejista de moda do mundo em número de lojas, mas vem perdendo espaço para a sueca H&M e a japonesa Uniqlo.
"A Zara está em uma fase de fechamento de várias lojas pelo mundo para investir mais no digital", associa Zortéa.