Tevah fecha loja aberta há 30 anos em shopping de Porto Alegre

Varejo de moda masculina alega custos elevados e pretende abrir operação de rua

Por Patrícia Comunello

Franquia promove liquidação de estoques antes de entregar o ponto
Atualizada às 18h24min de 04/02/2022 - Os cartazes com descontos de até 50% que decoram a vitrine não têm nada a ver com a campanha de liquidação de um dos shopping centers de Porto Alegre. O torra-torra é para reduzir estoques porque a loja do Tevah, bandeira mais tradicional de moda masculina entre os gaúchos, vai fechar em fevereiro no Praia de Belas.
A marca vai encerrar uma história de 30 anos com o empreendimento. O Tevah se instalou no local na fundação do Praia de Belas, em outubro de 1991. A operação deve se manter aberta este mês, dependendo da disponibilidade de itens. Cliente que vai à loja é informado que a previsão é ficar aberta até o dia 10. O franqueado Lúcio Costa comenta que não descartado abrir mas alguns dias. 
O movimento de fechamento ocorre em outros shoppings, como no BarraShoppingSul, com a saída da Zara e Granado, e no Canoas Shopping, da Gang. Reportagem Especial do Jornal do Comércio listou 10 estabelecimentos que acabaram com ponto físicos.    
"Estamos frechando por causa dos custos e pela queda de clientes (desde o começo da pandemia)", justifica Costa, que assumiu o ponto há 15 anos, quando a marca virou franquia. Costa foi diretor comercial do Tevah por 17 anos e acompanhou a instalação no Praia. A transformação em franquia e venda pela família fundadora ocorreu em 2006.  
"Abrimos no segundo piso, em 1991, em uma loja menor e mais escondida. No começo dos anos 2000, descemos para o primeiro nível, em 130 metros quadrados de área de vendas", conta o franqueado. A loja fica em uma das esquinas com maior visibilidade do estabelecimento, ao lado da filial da Riachuelo. 
Procurada pela coluna, a administração do shopping informou que não tem conhecimento que a loja vai fechar.
Sobre o fim da relação que começou na estreia do shopping, Costa resume: "A gente fica triste, temos uma carteira muito grande de clientes". Logo depois, adianta outra novidade:
"O Tevah está fechando no Praia de Belas para abrir na rua."
O fraqueado garante que já acertou a migração para um espaço fora de shopping com o gestor da franquia. A intenção é abrir na Zona Sul da Capital, possivelmente em maio, para "aproveitar o inverno e o Dia dos Pais", diz Costa, que considera a região como a mais promissora para negócios.